O que Deus falou com Ezequiel?

Perguntado por: acorte9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Deus ordena a Ezequiel que profetize aos ossos dizendo: “Ossos! Ouçam...” Vemos que é uma convocação a pessoas sem vida. Um grito de ânimo. É preciso ouvir!

A mensagem do profeta Ezequiel
O grande propósito da mensagem profética do profeta Ezequiel era incentivar os judeus exilados a permanecerem fiéis a Deus, confiando que Ele iria cumprir a sua promessa de restauração. Deus haveria de conduzir a nação novamente à sua terra de origem.

Ezequiel era de uma família sacerdotal e foi levado para as margens do rio Quebar, na Babilônia. Após ser tomado pelo poder de Deus, ele começou a profetizar aos hebreus cativos acerca do comportamento e da importância de manter a fé mesmo em meio à dificuldade.

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro: “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

26 E eu farei que a tua língua se pegue ao teu paladar, e ficarás mudo, e não lhes servirás de homem que repreenda; porque casa rebelde são eles. 27 Mas quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus.

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Esse livro mostra que o Senhor está ciente de Seu povo onde quer que estejam. Ao estudar esse livro, os alunos podem aprender que Deus chama profetas como atalaias para alertar Seus filhos do perigo.

37 1O poder do Senhor apoderou-se de mim e o seu espírito arrebatou-me e levou-me a um vale coberto de ossos. Levou-me à volta do vale, de maneira que pude ver que havia muitos ossos e que estavam muito secos.

Resuma Ezequiel 37:21–28, explicando-lhes que a união das varas de Judá e José também simboliza a reunião dos reinos de Judá e Israel. A casa de Israel reunida será guiada por seu Pastor e Rei, Jeová. O Senhor prometeu que Ele renovaria Seu convênio com a casa de Israel e os santificaria.

Assim como o profeta Ezequiel foi chamado para profetizar, nós temos também uma mensagem de restauração e vida... através da inspiração do Espírito Santo de Deus, podemos anunciar que ainda há vida, esperança e conquistas.

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Em resumo, Ezequiel 2 mostra como Deus capacitou o profeta para a tarefa difícil de proclamar Sua mensagem ao povo de Israel. Deus deu a Ezequiel poder, orientação e encorajamento para ser fiel na proclamação da mensagem. Ezequiel aprendeu a lição e foi fiel em sua tarefa, mesmo diante da rejeição do povo.

Mas, nas visões de Ezequiel, ”glória” indica o resplendor pela presença do Senhor. Essa é a descrição feita pelo próprio profeta (Ez 1.26-28; 8.2).