O que Deus fala sobre o nervosismo?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia.

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.

A inquietação pode, de fato, nos deixar tão absortos quanto às nossas procuras que acabamos por desprezar o mais importante: “O temor do Senhor”. Perder o temor do Senhor por causa da inquietude é péssimo sinal e escolha desastrosa. A Bíblia diz que o “temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111.10; Pv 1.7).

Aprender a lidar com pessoas nervosas é fundamental para conseguir driblar as dificuldades que eventualmente elas geram.
...
Confira algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

  1. Não julgue. ...
  2. Procure entender a causa do nervosismo. ...
  3. Não leve a questão para o lado pessoal. ...
  4. Peça ajuda, se for preciso.

A Bíblia também dá vários conselhos práticos para controlar a ansiedade no dia a dia:

  1. Ore. A oração é nossa conexão direta com Deus. ...
  2. Entregue a ansiedade para Deus. Não deixe que a ansiedade lhe esmague. ...
  3. Confie em Deus. ...
  4. Procure encorajamento. ...
  5. Entenda que não controlamos tudo. ...
  6. Fique em Paz! ...
  7. Pense no fim de tudo.

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

Oração para acalmar a ansiedade
Senhor Deus, que a alegria transborde profundamente em meu ser. Com teu poder e em nome de Jesus, refaça minha história, meu passado e meu presente. Liberte-me senhor de todo o mal, e que nos momentos de solidão, de descaso e de rejeição, eu seja curado e libertado na tua presença.

Qual o salmo é bom para acalmar o coração? O salmo 28 promove paciência para enfrentar obstáculos, porque reforça a fé de que Deus atuará da melhor maneira para auxiliar na caminhada. É uma poderosa oração para acalmar a alma e serenar o coração.

Como controlar a raiva?

  1. Invista em autoconhecimento. Reflita sobre os momentos que você se irrita. ...
  2. Entenda como você expressa a raiva. ...
  3. Desenvolva a empatia através de reflexões. ...
  4. Aceite a realidade. ...
  5. Cuide de você ...
  6. Procure a psicoterapia.

Ira: é a raiva, a demonstração do ódio e o desejo de fazer o mal para algo ou alguém. É o pecado responsável pelos conflitos humanos ao longo da história.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Provérbios 3. Escreve a benignidade e a fidelidade na tábua do teu coração — Confia no Senhor — Honra-O com os teus bens — O Senhor repreende aquele a quem ama — Bem-aventurado o homem que acha sabedoria.

É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.

Os agentes que estimulam o estresse são variados e podem estar ligados com relacionamentos familiares e amorosos, pressão no trabalho, escola ou faculdade, traumas, acúmulo de preocupações, dificuldades financeiras, carga excessiva de atividades, mudanças de estilo de vida, etc.

Trânsito caótico, TPM, rotina muito acelerada, situações de pressão e outros fatores podem ocasionar o nervosismo em uma pessoa.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.