O que Deus fala sobre infertilidade?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Na tua terra não haverá mulher que aborte ou seja estéril, e completarei o número dos teus dias. (Ex 23: 25 – 26). Serás mais abençoado que todos os povos. Ninguém do teu meio será estéril, seja o homem, a mulher ou teu gado.

O Salmo 127 nos diz que “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” Enquanto nossa cultura vê as crianças como um fardo financeiro, emocional ou psicológico, a Bíblia nos diz que eles são uma bênção e um galardão. Indo além, muitos filhos são uma bênção ainda maior.

A Igreja, em seus documentos de 1987 e 1995, afirma que desde a fecundação o embrião é um ser humano, e como tal deve ser respeitado. A personalidade psicológica e social começa a ser criada depois do nascimento, mas a dignidade de pessoa existe desde quando começa a vida do ser humano.

Salmos 113:9 Oferece uma família à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia! Oferece uma família à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos.

Salmo 102 para engravidar. Esta mensagem bíblica fala sobre superação de desafios e a bondade de Deus. É muito utilizada por quem precisar reforçar a fé para encontrar soluções, incluindo mulheres que tentam engravidar.

Segundo os autores, casais sem filhos dedicam mais tempo à qualidade do relacionamento, a apoiar o parceiro, a dizer “eu te amo” e a conversar abertamente. No geral, a maior parte dos estudos que se debruçaram sobre o assunto concluiu que casais sem filhos são mais felizes do que os que optaram pela paternidade.

Das mulheres da geração Z que não querem ter filhos, 66% delas dizem que a saúde mental é um dos motivos. De acordo com o Estudo do Estado da Maternidade de 2022, mesmo as mães trabalhadoras da geração Z que têm filhos, não têm certeza se planejariam mais um (27% em comparação diante 22% das millennials).

Sarai era mal vista por não ter conseguido gerar filhos para Abrão. Como uma mulher estéril era vista naquela época? A esterilidade, principalmente no passado, era vista como uma maldição.

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

1 - A ausência de óvulos ou disfunção ovariana é o principal problema entre as mulheres inférteis. O diagnóstico exige um exame detalhado que pode detectar falência ovariana precoce. Neste caso, a paciente pode menstruar normalmente, mas não conseguirá engravidar.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

O sangramento vaginal intenso durante a menstruação também é um importante sinal e pode ser considerado um dos sintomas de infertilidade. Afinal de contas, pode estar relacionado a miomas, endometriose, adenomiose, entre outras, sendo que todas estas condições podem dificultar a gravidez.

Ainda em fevereiro, o papa Bento XVI pediu que casais inférteis não usassem fertilização in vitro ou outras formas de procriação artificial, considerados pela Igreja Católica uma afronta à dignidade humana e à dignidade do casamento.

Os cientistas britânicos Robert Edwards e Patrick Steptoe (1913-1988) são conhecidos como os pais da fertilização in vitro, o procedimento que levou ao nascimento do primeiro bebê de proveta, em 1978.

Os exames exigidos costumam ser de sangue, de imagem e genéticos. Segundo a Resolução nº 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é proibido que as clínicas divulguem os preços da fertilização in vitro e de outros procedimentos médicos, porém, a clínica Genics estima seu preço entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

No Salmos 113, o Salmista dedica toda sua energia para louvar a Deus. Não satisfeito ele convida todos os servos do Senhor a fazer o mesmo. O grande motivo é: “Quem é como o Senhor?” O nosso Deus é único.

Para alguns, é instintivo querer ter filhos. Querem desde a emoção de segurar o seu recém nascido nos braços até o momento em que aquele ser cresce e cria personalidade. Paternidade envolve comprometimento, responsabilidade e doação – artigos de luxo hoje em dia.