O que Deus fala sobre ficar sozinho?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

O mais conhecido deles é o isolamento de Jesus por quarenta dias no deserto (Mateus 4.1-11). Aqui, o isolamento expressa coragem e resistência. É uma ação associada a uma obediência que supera o que é prejudicial e destrutivo.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado, pois todos precisam dos outros para satisfazer suas necessidades, sejam elas de natureza material, como a alimentação ou a necessidade de cuidados em caso de doença ou de acidente, ou então de natureza afetiva e espiritual.

O sentimento de solidão pode nos impedir de viver as grandes coisas que Deus tem para nós. Por vezes até as pessoas mais próximas podem nos abandonar, mas Deus é fiel e nunca nos desampara. Quando você se sentir sozinho, louve e agradeça a Deus por todas os planos maravilhosos que Ele tem para você.

Por isso, se você se sente sozinho, entenda que é apenas um sentimento. Não se entregue a estes pensamentos que, muitas vezes, levarão você a sentir pena de si mesmo, mas DECIDA acreditar no amor de Deus, que é provado em Sua Palavra. O Pai está com você em todo tempo. Ele jamais te abandona.

Portanto pais ausentes e sem autoridade criam filhos problemáticos, por não compreenderem que a responsabilidade que cuidar e de criá-los é deles. A Bíblia diz: “ Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão”.

Podemos enfrentar algumas crises (hídrica, econômica, enfermidades, familiar, etc.), mas a palavra que Deus usou para encorajar Josué é a mesma para nossa vida: “O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes” (Dt 31.8).

Deus nem sempre afasta de nós os problemas, mas Ele está ao nosso lado como um pai que busca o melhor para seu filho. Ele está disposto a dar a força que necessitamos para superarmos nossas dificuldades. É por isso que é importante que tenhamos sempre fé em Deus, acreditar Nele em qualquer circunstância!

Em curto prazo, o isolamento pode, além da ansiedade, gerar comportamentos depressivos e elevar os níveis de produção de cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

Assim, quem se negar a cumprir as medidas adotadas contra o coronavírus pode incorrer neste ato ilícito, podendo ser condenado a uma pena de 1 mês a 1 ano de reclusão além de multa. Caso a recusa seja por funcionário da área da saúde, seja público ou privado, a pena é aumentada em 1/3.

Como muitas coisas, morar sozinho traz seus riscos e benefícios. A solidão tem sido associada à redução da saúde, do bem-estar e da capacidade cognitiva — mas morar sozinho nem sempre significa sentir-se só.

Ficar sozinho pode ser saudável
O que a ciência anda descobrindo é que, na realidade, ter um tempo só pra você é tão importante quanto ter o apoio dos amigos e familiares. Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo.

Pessoas que gostam de estar só têm um nível maior de autoconhecimento porque são mais reflexivas e observadoras. Elas possuem mais consciência dos seus pontos fortes e fracos e, por isso, têm mais facilidade em conquistar seus objetivos.

Jesus Cristo ocupou o vazio de suas vidas, preenchendo-o e dando-lhe significado. Nos dias atuais podemos vivenciar outros vazios. A mensagem de Jesus é atual: Creia em Deus, confie Nele. Peça-lhe para trazer a luz e através da fé e da confiança receba a companhia do Espírito Santo na sua vida.

“A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

Gentilmente reconhecer o sentimento de se sentir sozinho
Se você sente a solidão como uma espécie de vazio, então reconheça-a e seja gentil com ela. Não se culpe por se sentir assim e não tente descartar ou mudar seus sentimentos. Se você perdeu alguém que amava muito, o sentimento de solidão é natural.

A patologia mais comum de todas e que traz como um dos sintomas o fato de a pessoa querer se isolar é a depressão. O indivíduo que sofre de depressão, em tese, sente vontade de ficar sozinho, não conversar, não falar e com isso se isola do mundo.

Jesus foi orar de novo. Pedro, Tiago e João queriam ficar acordados, mas estavam muito cansados e adormeceram novamente. Jesus encontrou-os novamente dormindo e foi orar uma terceira vez.

Essa ausência pode trazer alguns fatores piores para a criança, como desenvolvimento de problemas de saúde, incômodo com a presença dos pais, baixa autoestima, ansiedade, insegurança, diminuição no rendimento escolar, entre outros.