O que Deus fala sobre coração quebrado?

Perguntado por: lmoura5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Preste testemunho de que “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. (Salmos 34:18.)

Você já deve ter ouvido a expressão “coração partido” para se referir a uma pessoa que tenha perdido alguém querido ou tenha terminado um relacionamento recentemente. A metáfora é muito famosa e representa a dor psicológica sofrida. O coração quebrado remete à tristeza e sofrimento.

Nunca se esqueça desta palavra do Senhor: toda a tristeza pode ser convertida em alegria profunda, gloriosa e bendita, a qual ninguém pode roubar. Há um consolo, que é saber que Jesus Cristo não mudou. Ele é o mesmo de ontem e de hoje e será o mesmo amanhã.

O remédio do coração do Senhor é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá! Quando Jesus perguntou a Pedro, três vezes, se ele O amava, deu ao discípulo a oportunidade de largar aquele coração ferido que três vezes O negou, para três vezes reafirmar o seu amor.

Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

Deus não resiste a um coração contrito e quebrantado.

Então, possuir um coração contrito significa ter a exata consideração contra quem, vil, arrogante e violentamente se ergue o coração pecaminoso e sentir vergonha, dor e o desejo de voltar atrás, não tornar a fazer novamente o mal, emendar a vida e reparar o mal feito.

Desejo dar-lhes a certeza de que há uma cura certa para o sofrimento, a decepção, a mágoa, a angústia e o desespero. O Salmista declarou: “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas”. A cura é um milagre divino; as feridas atingem toda a humanidade.

O exemplo de Cristo nos ensina que um coração quebrantado é um atributo eterno da divindade. Quando nosso coração está quebrantado, estamos completamente receptivos ao Espírito de Deus e reconhecemos nossa dependência Dele em tudo o que temos e somos.

Como curar um coração partido?

  1. Dê tempo ao tempo. É preciso ter em mente que ter o coração partido é uma experiência comum. ...
  2. Foque em você Enquanto o tempo passa, foque em você. ...
  3. Evite pensa em começar relacionamentos. ...
  4. Mas aos poucos se abra novamente. ...
  5. Corte contato. ...
  6. Coloque um ponto final.

(Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence. 7- Deus tem um plano para você – 'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.'

Como as nuvens estão constantemente se desfazendo, assim Deus faz com nossos pecados confessados. Em Isaías 44, verso 22, Deus fala assim: “Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi”.

O sentimento de solidão pode nos impedir de viver as grandes coisas que Deus tem para nós. Por vezes até as pessoas mais próximas podem nos abandonar, mas Deus é fiel e nunca nos desampara. Quando você se sentir sozinho, louve e agradeça a Deus por todas os planos maravilhosos que Ele tem para você.

O Senhor ensinou: “Deveis perdoar-vos uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior. Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens” (D&C 64:9–10).

Salmo 133

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."

Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão. Perdoar requer assumir os erros que cometemos e, acima de tudo, nos perdoarmos a nós mesmos.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

21 O que segue a justiça e a benevolência achará a avida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua aconfiança. 23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba.