O que Deus fala sobre a língua?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro.

Provérbios 13:3 NVT
Quem controla a língua terá vida longa; quem fala demais acaba se arruinando.

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

'A boca fala do que o coração está cheio' (Lc 6,45)

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Tiago 3 Ouvir. Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

Assim como o agricultor, nós também precisamos ser pacientes, "pois a vinda do Senhor está próxima". Precisamos fazer uso dos recursos que estão à nossa disposição: em tempo de alegria, cânticos; em tempo de tribulações (assim como em todas as situações), a oração fervorosa da fé.

Aquilo que dizemos deve edificar as pessoas, não deve destruí-las. As nossas palavras devem refletir o amor que Deus tem por nós e pelas outras pessoas. Isto não significa que nunca devemos contestar os erros ou a injustiça. A Bíblia é clara quando diz que isso faz parte da nossa vocação.

Palavras produzem bênçãos, mas também podem produzir maldições. Daí a necessidade de pensarmos antes de proferir palavras a respeito das pessoas, principalmente em se tratando de crianças.

A palavra falada é o produto final do pensamento que está por trás dela. Esse produto final – a palavra – não é necessariamente consciente, articulada ou verbalizada. Essa é a questão que dificulta a relação de efeitos desagradáveis e incompreensíveis na vida. Um pensamento pode ser revisado, rejeitado e debatido.

Tiago 1:26
A Bíblia diz que a boca reflete o coração. Se sua língua expele coisas ruins descontroladamente, isso mostra o que realmente governa sua vida.

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.” “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”

13 Pelo que, o que fala língua estranha ore para que possa interpretar. 14 Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu aentendimento fica sem fruto. 15 Que farei, pois?

Orar em Línguas: É dirigir-se em oração a Deus, deixando que o próprio Espírito Santo ore em nós, embora quem fale e os que escutam não compreendem o que foi dito, porém, se sinta em grande paz e consolação espiritual.

Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

A boca profética é o que mais necessitamos, Deus fala através de uma pessoa que se abre a Ele e, por meio dela, exerce Seu poder. Deus fala para salvar, para arrancar do mal, para fazer reviver.

Quem tem boca, fala o que quer. Quem tem ouvido ouve, mas quem tem inteligência sabe o que levar em consideração e o que não deve relevar. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Nesses versículos, aprendemos a seguinte doutrina: Se cometemos mesmo um só pecado, tornamo-nos culpados perante Deus. “A graça de Deus é nossa grande e eterna esperança.

Pedir a Deus
O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.” Guia para Estudo das Escrituras, “Oração”, scriptures.LDS.org.