O que Deus fala do sono?

Perguntado por: umata . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

Provérbios 24:33 “Dormir um pouco, cochilar um pouco; um pouco cruzar os braços e deitar-se, não te permitas conciliar o sono, nem que teus olhos pestanejem; não descanses.…

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

Deus não dorme nem fica cansado. Ele está sempre alerta, protegendo aqueles que o amam. Em todas as horas do dia e da noite, Deus está cuidando de nós. Deus não para de cuidar de nós, nem por um segundo!

O sono na Grécia antiga
Por volta de 450 a.C., o médico e filósofo grego Alcmeão de Crotona, que hoje pertence à comuna de mesmo nome na região da Calábria, na Itália, postulou que o sono era como um assomo de falta de consciência produzido pela drenagem de sangue da superfície do corpo.

A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Os efeitos negativos da privação do sono estão relacionados a diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e demência. As consequências diárias de passar consecutivas noites sem dormir, no entanto, ainda não foram alvo de muitos estudos.

Mateus 11:28. Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Jesus diz que o melhor descanso se encontra Nele.

Jesus e Seus discípulos estavam num barco no Mar da Galileia e Jesus adormeceu. O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda.

Passa a citar o nome dos reis e os livros bíblicos:

  • Primeiro rei que sofreu insônia: Rei Assuero, rei da Pérsia - Texto Bíblico em que está citado: Livro de Ester 6,1-2.
  • Segundo rei que sofreu insônia: Rei Nabucodonosor, rei da Babilônia - Texto Bíblico: Daniel 2,1.
  • Terceiro rei que sofreu insônia.

Rezar antes de dormir significa que a partir deste instante a nossa vida fica em poder do sagrado, do divino, do mistério, sob o olhar de Deus – Ele, o Criador, que no mais profundo de todas as noites vela, guarda e pacifica suas criaturas!

A oração da noite tranquiliza a Alma e atrai energias positivas que fazem bem tanto para o corpo quanto para o Espírito. O corpo dorme para se renovar e se fortalecer, mas o Espírito continua acordado e pode receber influências de outros espíritos, elevados ou mais ignorantes.

Efésios 5:14 (Desperta, tu que dormes) - Bíblia.