O que Deus diz sobre o matrimônio?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

Casamento é um contrato social entre duas pessoas dispostas a servir um ao outro e aprender a ser esposa, esposo, pai, mãe, companheiro e cuidarem das necessidades da nova família em perfeita sintonia e união. É contudo necessário que exista o profundo desejo mútuo, altruísmo e muita paciência.

10 versículos da Bíblia que falam sobre casamento e amor

  • E aqui estão alguns dos versículos mais preciosos da Bíblia sobre amor que você pode incorporar no dia do seu casamento!
  • Genesis 2:24.
  • Eclesiastes 4: 9, 10 e 12.
  • Colossenses 3:14.
  • Efésios 4:2-3.
  • João 4:7.
  • Gênesis 2:18.
  • Coríntios 13:4-7.

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

O casamento é o "vínculo estabelecido entre duas pessoas", já o matrimônio é um dos Sacramentos da Igreja. É a união de um Homem e sua Mulher com a benção de Deus, em aliança, já de cara iniciamos com nossa primeira diferença. Sendo assim iniciaremos com a análise Civilista.

O casamento não está vinculado à igreja: ele é uma cerimônia civil. É o que diz o artigo 1512 de nosso Código Civil: “o casamento é civil e gratuita a sua celebração”. É apenas por exceção que nossa lei confere qualquer validade ao casamento religioso.

Diferente do católico, no casamento evangélico não há juramento, e sim um compromisso de amor, fidelidade e respeito mútuo. Mas as diferenças não param por ai: a cerimônia evangélica é mais informal geralmente destituída de ritos tradicionais.

Contudo, a informação que o casal agora é uma só carne, ou seja, são casados oficialmente, deve ser feita publicamente, o que obriga o casal, até mesmo por questões legais, de realizarem a legalização da união no cartório. Em suma, não é pecado casar somente no civil, ou mesmo, celebrar o casamento fora da igreja.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, sem a presença e a amizade de outras pessoas. No matrimonio, essa amizade é repartida entre o casal, constituindo na caminhada, a aliança matrimonial, que mantem uma comunhão por toda vida.

“Na fé cristã o matrimônio é um sacramento na teologia da Igreja Católica, é um sinal sensível e eficaz da graça de Deus e por meio do qual se concede a vida divina”! a realização dos propósitos do casamento: “amar-se, respeitar-se, promover-se como pessoa, procriar e educar os filhos ” – Explica o Padre Marcelo Leal!

O matrimônio constitui uma graça divina, quando não existe a instabilidade, mas quando reina a paz, dom de Deus para o mundo e para o casal[13].

Paulo recomenda o casamento (vv. 2, 6-9). Ele afirma que “bom seria que o homem não tocasse em mulher”. Ele defende tal ideia, pois a Igreja do Senhor estava no início e havia urgência na pregação do Evangelho, o que muitas vezes exigia uma dedicação exclusiva.

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Disseram-lhe eles: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Salmo 45 (ajuda a estabelecer harmonia no casamento)
1 O meu coração trasborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual pena de um hábil escriba. 2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.

Antecipe-se na resolução de alguma questão envolvendo a rotina familiar para ajudar e responsabilize-se por alguma tarefa. Atitudes como essa além de demonstrar respeito por ela, ainda são bons exemplos para seus filhos. 4. Seja um homem trabalhador, porque isso comunica seu respeito à sua esposa e à sua família.

10 Mulher avirtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. 11 O coração do seu marido está nela tão confiante que despojo não lhe faltará. 12 Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.