O que Deus diz sobre as roupas?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Lavar a roupa suja e o arrependimento são coisas intrinsecamente relacionadas. O pecado traz uma condição de impureza perante o Senhor que precisa ser reconciliada. No entanto, há um lugar e uma ocasião adequada para se confessar e pedir perdão.

Vestes é um símbolo profético que anuncia muitas coisas em nossa vida. Quando há necessidade de mudarmos de níveis, estágios, ciclos, Deus vai agir em nossas vidas trocando nossas vestes. Essa mudança pode acontecer em dois níveis: Nós decidimos mudar nossas vestes ou Deus nos forçara a mudar nossas vestes.

Para as igrejas com usos e costumes, devemos nos preocupar primeiramente quais são as regras e o que posso usar. Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos.

Ter vaidade é ter como princípio a ostentação, a exibição exagerada da sua riqueza, de suas qualidades e capacidades físicas ou intelectuais. Vaidade é uma característica de que tem orgulho, de quem tem um conceito exagerado de suas qualidades, que é soberbo, arrogante, que se acha grandioso.

A vaidade em excesso pode trazer muitas doenças físicas, psíquicas e afetivas. Ela cita o transtorno dismórfico corporal que é gerado através da preocupação com corpo e causas doenças como: bulimia, anorexia e vigorexia.

3. Inveja. A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. O invejoso é aquele que se sente mal pelas conquistas alheias, e é incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a vitória da outra pessoa representasse uma perda pessoal.

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas.

Vestes bonitas representavam alegria e celebração, enquanto que vestes feias representavam luto e vergonha. No tempo da Bíblia, tanto homens quanto mulheres vestiam túnicas como sua roupa principal. Para o frio, usavam um manto que, para quem era mais pobre, também servi como cobertor à noite.

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e jamais falte óleo sobre a tua cabeça” (Ec 9: 8). O versículo começa dizendo que as nossas vestes devem sempre ser alvas, brancas, isto é, limpas e sem pecado, porque foram alvejadas no sangue de Jesus (Ap 7: 14).

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Modas e estilos mudam mas a Bíblia nos dá dois princípios universais sobre as vestes das mulheres: a decência e a modéstia. A roupa que uma mulher usa deve ser considerada decente e apropriada na sociedade onde mora. Muito mais que a roupa, é a atitude que conta.

1. Pôr no corpo uma peça de roupa. 2. Pôr no corpo de outrem a roupa que o deve cobrir; ajudar alguém a vestir-se.

Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos. e) A cor preta pode ser usada, onde for costume, nas Missas de defuntos.

Moda Evangélica: estilo de roupa que as fiéis evangélicas usam. São saias abaixo do joelho, camisas mais comportadas e vestidos longos.

As mulheres podem usar rendas e transparências, desde que com uma segunda peça por baixo, mas não podem usar em hipótese alguma calças justas no estilo legging. Os jeans também estão proibidos, apesar de "megaconfortáveis".