O que Deus diz sobre a língua?

Perguntado por: talves4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

Tiago 3:6 ARA
Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro.

Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37). Deveríamos ser tardios para nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo).

Aquilo que dizemos deve edificar as pessoas, não deve destruí-las. As nossas palavras devem refletir o amor que Deus tem por nós e pelas outras pessoas. Isto não significa que nunca devemos contestar os erros ou a injustiça. A Bíblia é clara quando diz que isso faz parte da nossa vocação.

Num vale em Senaar, decidiram construir uma torre que alcançasse o céu, para que se tornassem célebres e não se dispersassem. Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.

'A boca fala do que o coração está cheio' (Lc 6,45)

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor.

Provérbios 13:3 NVT
Quem controla a língua terá vida longa; quem fala demais acaba se arruinando.

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

Tiago 3 Ouvir
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

Palavras produzem bênçãos, mas também podem produzir maldições. Daí a necessidade de pensarmos antes de proferir palavras a respeito das pessoas, principalmente em se tratando de crianças.

Palavras relacionadas: empoderamento, autonomia, autoestima, resiliência, assertividade, proatividade, flexibilidade, empatia, perseverança, coragem, integridade, gratidão, respeito, confiança, liberdade.

Veja como aprender a ouvir mais e falar menos

  1. Mantenha a mente aberta. ...
  2. Faça exercícios de escuta ativa. ...
  3. Faça mais perguntas. ...
  4. Use mais a linguagem corporal para mostrar que está ouvindo. ...
  5. Diminua as distrações durante a conversa. ...
  6. Evite ensaiar a resposta mentalmente enquanto o outro fala.

Quanto mais as pessoas falam, mais ansiosas ficam em relação ao seu eu social, levando-as a falarem mais e, assim, sucessivamente. Nesse ponto, falar demais pode parecer um hábito incontrolável. Muitos de nós falamos muito de vez em quando, mas o hábito cria problemas porque se reforça e desencoraja a autoconsciência.

24 O que disser ao aímpio: Tu és justo; os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão. 25 Mas para os que o repreenderem haverá delícias, e sobre eles virá a bênção do bem. 26 Beijados serão os lábios do que responde com palavras retas.

Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de aboca, e pesado de língua. 11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem afez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.