O que Deus diz sobre a angústia?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Afinal, a angústia existe desde o Antigo Testamento, quando um ensinamento precioso foi dado aos cristãos: “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Naum 1,7).

(Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence. 7- Deus tem um plano para você – 'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.'

Como lidar com o sentimento de angústia?

  1. Alivie a angústia por meio de técnicas. Entre as práticas que podem ajudar a aliviar a angústia estão: ...
  2. Aprimore a autoestima e faça você mesmo feliz. Procure se conhecer — e se gostar do jeito que você é. ...
  3. Medite e faça exercícios de respiração. ...
  4. Pratique a atenção plena. ...
  5. Peça ajuda.

Está escrito na Bíblia: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto se está perto”. Busque-o agora, enquanto pode achá-lo, invocai-o, porque ele está perto e consegue ouvir a sua lágrima, seu gemido e clamor.

Conclusão: A angústia espiritual é um fenômeno presente na vida de pessoas com câncer e tem significativa relação com o uso, de maneira negativa, da religião/espiritualidade como forma de enfrentamento da doença. Descritores: Espiritualidade; Religião; Religião e Ciência; Neoplasias; Enfermagem.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Salmos 59:16
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir suas preocupações todos os dias:

  1. Conversar com Deus. Reserve um tempo para realmente ter uma conversa. ...
  2. Praticar a gratidão. Pense em ocasiões em que você se sentiu abençoado. ...
  3. Avaliar as expectativas. ...
  4. Fazer uma pausa. ...
  5. Movimentar-se.

Eclesiastes 7:14 NVI
Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro.

São dias difíceis, e parece que a vida não avança. Mas veja o que a Palavra diz no verso 26 de Mateus 14: “À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar”. O Senhor tem hora certa para chegar, o tempo Dele não é o nosso tempo. Ele não adianta nem atrasa, mas sempre chega no momento exato.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé. Os desafios não acabam quando passamos a confiar nele, por isso sem fé é impossível agradar a Deus. Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades. Ele nos ajudará a superar as tribulações.

Como mencionado brevemente, a angústia pode estar associada a depressão, ansiedade, pânico, transtornos de humor e outras condições psicológicas. Ela pode ser a causa assim como um sintoma acentuado. Quando essa sensação é acompanhada de sintomas físicos extenuantes, o diagnóstico ocorre mais facilmente.

A angústia é considerada uma percepção psicológica caracterizada pela mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza. Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas cotidianas ou provocar isolamento.

O sentimento de angústia pode ser percebido como um estado de depressão, intensificando ainda mais a dor sentida e pode aumentar o risco de se desenvolver, essa angústia nos coloca diante de nossa própria existência e medo, então surge o reconhecimento da liberdade de nossas escolhas.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.