O que Deus disse para Rebeca?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

"Deus disse que meus filhos vão originar duas nações, um povo mais forte que o outro. E que o maior servirá o menor. Por isso, eles lutam, mesmo ainda no ventre", explicará a personagem interpretada por Barbara França.

A história de Isaque e Rebeca ensina que o casamento não se baseia apenas no amor, mas na fé. Gênesis 24 nos conta a história de como Abraão enviou seu servo para encontrar uma esposa para Isaque. O servo partiu e fez uma oração muito específica para ajudá-lo a identificar quem seria essa esposa em potencial.

O Senhor deu a Rebeca esclarecimentos importantes sobre os dois filhos que ela teria. A frase “o maior servirá ao menor” em Gênesis 25:23 indica que o filho mais novo herdaria futuramente a primogenitura do mais velho.

Virtudes de Rebeca
Quando solteira: virgem, disposta, eficiente, bela, hospitaleira, firme, de atitude e corajosa. Quando casada: bela, esposa amável, boa mãe, mulher inteligente, estratégica, habilidosa e proativa.

O fato de rebeca ter tido oportunidade de escolha era uma prática comum apenas nas famílias patriarcais de classe alta. Por fim, Rebeca aceitou deixar seu lar e se tronou a esposa de Isaque (Gn 24:66,67). O casal teve uma vida próspera na região perto de Berseba.

Jesus diz: Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. E a vontade dele na vida de cada um se manifestará e será o melhor, tenha certeza disso. Deus quer abençoar a sua vida sentimental. Deus quer que você seja feliz no seu relacionamento, seja o namoro, noivado ou o casamento.

(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.) Saliente que, antes do casamento, tanto Isaque quanto Rebeca demonstraram fidelidade ao Senhor (ver Gênesis 22:6–13; 24:57–58).

No entanto, por mais que não entendamos esse relacionamento, era Isaque um homem que respeitava a seu pai, que respeitava a família e que, obedientemente, esperaria a mulher que Deus lhe desse.

Rebeca tem 'útero seco' e sofre para dar filho a Isaque em Gênesis.

Este ornamento foi um dos presentes que o servo de Abraão deu a Rebeca, em nome do seu amo: 'Então lhe pus o pendente no nariz' (Gn 24.47). É costume em muitas partes do oriente, mesmo na atualidade, usarem as mulheres argolas no nariz, usualmente na venta direita, que é perfurada em baixo, ao meio.

O relato sobre a vida em família de Isaque e Rebeca nos traz uma oportuna lição sobre a administração dos conflitos familiares. Depois da morte de Sara, estando Abraão já muito velho, era necessário tomar providências quanto à continuidade da família da aliança, pois Isaque ainda era solteiro.

Rebeca foi a esposa de Isaque e a mãe de Jacó e Esaú. Ela foi escolhida por Deus para continuar a descendência de Abraão. Depois que Sara morreu, Abraão procurou uma esposa para seu filho Isaque.

Rebeca esposa de Isaque era estéril e esperou por quase vinte anos pela bênção de Deus. E Deus lhe deu dois filhos gêmeos, Jacó e Esaú.

Jacó era o filho favorito de Rebeca
Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.

Ambiciosa, perseverante e disciplinada. Pode ter tendência para se isolar e para colocar a fasquia muito alta nas expectativas que coloca para si e para os demais. É uma conformista, com génio suave e propenso a crises de melancolia.

Rebeca era ótima cozinheira, e ensinou tudo a seu filho Jacó que, por sua vez, era muito parecido com a mãe, e estava atento a todas as coisas que Rebeca fazia.

Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado. "Por que não consigo engravidar?", lamentará a megera na novela bíblica da Record.

Débora era a ama de Rebeca, responsável por ajudar na criação de Esaú e Jacó. Quando Rebeca deixou a casa de seu pai, Betuel, a fim de ir para a Palestina e casar-se com Isaque, Débora a acompanhou. Depois de anos de serviço na casa de Isaque, Débora passou a viver com a família de Jacó.