O que Deus disse a Gideão?

Perguntado por: tduarte2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

4 E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali os porei à prova para ti; e acontecerá que, aquele de quem eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. 5 E fez descer o povo às águas.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

Gideão usou o ouro para fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, em Ofra.

O nome Gideão significa "destruidor", "guerreiro poderoso" ou "lenhador". Ele foi o quinto juiz de Israel, segundo a Bíblia.

Os assim chamados “300 de Gideãoeram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.

Tipo 1: Provações que são consequências de nossos próprios pecados ou erros. Tipo 2: Provações que acontecem em virtude deste mundo decaído, cheio de doenças, enfermidades e pessoas decaídas. Tipo 3: Provações que Deus deseja que passemos porque Ele deseja que cresçamos.

Conclusão: Assim como Deus capacitou Gideão e seus trezentos soldados a vencer uma batalha impossível, Ele também pode nos capacitar a cumprir Seus propósitos em nossas vidas. Não precisamos nos sentir insuficientes, porque a força e a capacitação vêm de Deus.

Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão. Ao reservar um tempo para identificar e reconhecer as coisas boas em sua vida e no mundo a seu redor, você será abençoado com uma visão clara da mão de Deus em sua vida.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”.

Segundo a ordem de Gideão, eles iam tocar as trombetas, gritar e quebrar os cântaros. Os midianitas saíram das suas cabanas totalmente desnorteados, e Deus deu ao seu povo uma vitória total sobre estes opressores. Deus transformou um comandante tímido e seu pequeno exército de 300 em grandes vencedores!

As armas de batalhas comuns da época de Gideão eram: espadas, lanças, flechas e outras da mesma natureza.

Na verdade ele estava se escondendo dos inimigos do povo de Deus que roubavam seus alimentos (Juízes 6.3). Quando Gideão pensava que estava solitário, Deus falou com ele para mostrar que não ficaria sozinho e não precisava temer. Se você está lutando com dificuldades, esta mensagem falará com você.