O que Deus disse a Abraão depois do sacrifício?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

1 E aconteceu, depois dessas coisas, que Deus apôs à prova Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: aToma agora o teu filho, o teu búnico filho, Isaque, a quem camas, e vai à terra de dMoriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Deus pede a Abraão para sacrificar seu filho Isaque.

Hoje quero refletir sobre um claro erro de Abraão, conforme relatado em Gênesis 12.10-20. No verso 10 lemos: “Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa”. Deus ordenou que ele fosse para Canaã, não ordenou que ele descesse ao Egito.

Pedimo-Vos, Deus do nosso pai Abraão e nosso Deus, que nos concedais uma fé forte, operosa no bem, uma fé que abra os nossos corações a Vós e a todos os nossos irmãos e irmãs; e uma esperança irreprimível, capaz de em tudo vislumbrar a fidelidade das vossas promessas.

Gênesis 22:1–14—É ordenado a Abraão sacrificar Isaque, mas a vida de Isaque é poupada. Gênesis 22:15–19—Grandes bênçãos são prometidas a Abraão.

Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã. Canaã era a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel.

Gênesis 22—Por Que o Senhor Pediu a Abraão que Sacrificasse Isaque? “Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

De todas as pessoas no mundo, por que razão Deus escolheu Abrão para receber uma promessa tão incrível (12:2-3)? A passagem não nos dá muitas pistas, mas, lembra-nos de que Deus tinha um plano: abençoar o mundo inteiro. O pecado impediu que as pessoas se reconciliassem com Deus (3:23-24) e recebessem essa bênção.

Abrão aceita se deitar com Agar e atrasa a benção de Deus – Gênesis.

Abraão “foi abençoado grandemente com revelações divinas relativas ao sistema planetário, à criação da Terra e às atividades pré-mortais dos espíritos da humanidade. Como um dos espíritos mais valorosos da vida pré-mortal, foi escolhido para ser um líder no reino de Deus antes de nascer neste mundo (Abraão 1–5).

Deus havia prometido uma descendência numerosa para o patriarca Abraão, embora ele e sua esposa Sara já estivessem velhos, e ela ainda fosse estéril. Abraão esperou por mais de dez anos para que a promessa se cumprisse, o que não aconteceu.

Abrão prepara os animais para o sacrifício e cai no sono. Durante um sonho, o Senhor revela o futuro de sua descendência pelos próximos 400 anos.

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."