O que determinou o surgimento dos livros religiosas?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Os textos sagrados escritos, para algumas tradições religiosas, são criados a partir da manifestação e/ou inspiração divina, ou seja, o próprio divino se faz presente de alguma maneira para enviar a mensagem ao homem religioso.

O Alcorão, a Torá e a Bíblia são livros que guardam as palavras e as ideias fundamentais de três grandes religiões do mundo.

Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.

  • O Bhagavad-Gita. Também referido como Sublime Canção, Canção do Senhor ou a Mensagem do Mestre é um dos pilares da literatura sagrada mundial. ...
  • O Antigo Testamento. ...
  • O Tri-Pitakas. ...
  • O Novo Testamento. ...
  • O Alcorão. ...
  • O Kitáb-i-Aqdas.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

VEDAS - significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade.

Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz.

Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros.

Bíblia

Bíblia: é o livro sagrado dos cristãos.

Gênesis

Primeiro livro: Gênesis
A primeira conta sobre a criação do mundo por Deus, os primeiros seres da terra, até o chamado do profeta Abraão por Deus.

Os Livros Sagrados adquirem “uma importância histórica insubstituível e tornam- se confirmação da origem sobrenatural da religião, da origem divina da mensagem, e colocam-se também, por consequência, como tutela da ortodoxia”.

A narrativa religiosa qualifica os eventos da vida cotidiana a partir de seus exemplos míticos. Trata-se, segundo Peter Berger, de situar em um quadro cósmico de referência os eventos terrenos (BERGER, 2009) e dessa forma definir o que é a realidade e o que podemos conhecer dela.

Esses registros ainda são importantes, pois possibilitam conhecer as diferentes formas de culto ao Transcendente que passaram a se consolidar até os dias atuais.

TRADIÇÃO ESCRITA
Com o passar do tempo, as Tradições Religiosas organizaram seus Textos Sagrados para fundamentar e apresentar de modo significativo um conjunto de possíveis respostas referentes às questões existenciais.

Resposta. Resposta : para que as pessoas acreditem nesse texto sagrados.