O que determina o preço de algo?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

A demanda impacta o custo final do produto, de modo simples de entender, quando maior for a demanda por um determinado produto menor será o preço, e assim vice e versa. Juntamente com a demanda do mercado é preciso comparar os custos e qualidade das ofertas com os dos concorrentes.

As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.

O que é agregar valor ao produto? O “valor agregado” ao produto, é o valor de um bem ou serviço na mente dos consumidores, tendo em vista suas características e benefícios que deseja retirar. Também falamos de “preço psicológico”.

O preço de mercado é o verdadeiro preço da mercadoria e vem determinado pelas forças da oferta e da procura. O preço natural é o preço suficiente ao qual a receita da venda pode dar lucro, o preço de equilíbrio determinado pelos custos de produção, mas estabelecido no mercado pelas forças da oferta e da procura.

Veja as 7 principais estratégias de precificação

  1. Precificação competitiva. A precificação baseada na competição é um método bem simples e prático para definir o preço de um produto ou serviço. ...
  2. Freemium. ...
  3. Skimming. ...
  4. Preço de custo acrescido. ...
  5. Precificação baseada em valor. ...
  6. Preço de penetração. ...
  7. Precificação baseada em psicologia.

Oferta e demanda
Se tem muita gente procurando um mesmo produto, mas esse item está escasso nas prateleiras, não tem jeito, o preço aumenta. Isso é a oferta e demanda ficando instável. Foi esse desequilíbrio que fez com que o aumento de preço disparasse no mundo todo.

Basicamente, é da soma desses dois valores (custos + lucro) que é possível calcular o preço de venda final de um determinado item ou serviço.

O processo de formação de preço nada mais é do que a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos.

São elas, por ordem: os custos, o mercado e a concorrência. Outras variáveis, ainda que em menor grau, também influenciam os gestores estudados na hora de formar o preço. Conforme a teoria, não há um jeito correto de se estabelecer o preço. Ao contrário, os métodos devem ser complementares.

Para justificar o preço de um produto, crie valor para o cliente apontando todos os benefícios que ele vai conseguir a partir da aquisição, com foco em redução de custos, aumento de lucratividade e diminuição de riscos. A negociação durante um processo de vendas é importantíssima, além de ajudar a fechar mais negócios.

7 dicas para gerar valor para a sua empresa

  • 1- Conheça sua marca e o lugar dela no mercado.
  • 2) Ofereça a melhor experiência sempre.
  • 3) Aposte no marketing estratégico.
  • 4) Mantenha-se nas redes sociais.
  • 5) Conheça seu consumidor.
  • 6) Entenda o universo da sua marca.
  • Seja inovador.

De forma bastante resumida a diferença é que o preço é o que se paga por um produto ou serviço enquanto o valor é o benefício proporcionado.

Métodos de formação de preço: conheça os principais

  • Por que é tão importante?
  • Método 1: margem de contribuição.
  • Método 2: precificação baseada na concorrência.
  • Método 3: Markup.
  • Método 4: fórmula baseada no lucro.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

Esse valor exprime uma grandeza peculiar do bem. É a medida que o mercado lhe impõe como referência para uma eventual oportunidade de compra ou de venda através de uma escala de unidade monetária.

A precificação deve ser equacionada de forma a proporcionar retorno positivo à empresa e a seus investidores e garantir, ao mesmo tempo, a competitividade do negócio e a satisfação do cliente. Para tanto, deve considerar aspectos internos (custo da mercadoria, gastos indiretos, despesas administrativas, etc.)