O que detecta o exame de campimetria?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual, causadas, principalmente, por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma. É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e que realizaram plástica ocular.

O exame é indolor e dura por volta de 10 a 15 minutos. Se você acha que tem algum problema de visão, o primeiro passo é se consultar um oftalmologista. Ele irá avaliar sua saúde ocular e, se for necessário, solicitar exames complementares, que podem ou não incluir a campimetria.

É examinado um olho de cada vez, o tempo total é de aproximadamente 20 minutos para os dois olhos, é um exame indolor e no qual não se toca nos olhos. PREPARO: -Para a realização deste exame não se usa nenhum colírio, ou seja, não é feito dilatação da pupila e caso o paciente queira, ele pode vir desacompanhado.

As respostas falso-negativas são caracteriza das pela falha do paciente em perceber um estímulo supralimiar naquele ponto, enquanto as respostas falso-positivas consistem na percepção de um estímulo não apresentado. Sabe-se que muitos fatores podem estar relacionados a uma resposta inconsistente.

Para saber se você precisa realizar o exame de campimetria ou qualquer outro relacionado à saúde ocular, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.

Através do exame de campo visual FDT, é possível analisar alterações dos ângulos de visão e a presença de um ou mais pontos cegos, que podem ser sinais de diversas doenças.

A perda de visão periférica ocorre quando há uma diminuição na capacidade de visualizar objetos localizados nas bordas do campo visual, enquanto a visão central permanece intacta.

A perda do campo visual ocorre quando um indivíduo sofre danos em qualquer parte de seu caminho visual, o caminho que os sinais viajam do olho ao cérebro. Existem muitas causas diferentes de perda de campo visual. O tipo de perda depende de qual parte exata da via foi danificada.

Para que serve o exame? O mapeamento de retina pode auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de diversos problemas e doenças, como: má formações oculares, inflamações, problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos, retinopatia diabética, hipertensão arterial, glaucoma, descolamento de retina, e até tumores.

21 Um critério de GHT “fora dos limites normais” é recomendável para estabelecer que um defeito de campo visual está presente em indivíduos com suspeita de neuropatia óptica glau- comatosa. 21 GHT apresentou elevada sensibilidade (97%) e especificidade (86%) para o reconhecimento de defeitos do campo visual.

QUAIS SÃO AS CAUSAS? O glaucoma surge preferencialmente em pessoas com predisposição genética, após cirurgias oculares, uso de medicações com corticóide e depois de outras doenças oculares como uveíte, retinopatia diabética, oclusão venosa, dentre outras.

O "Pattern Standard Deviation" (PSD) corresponde ao desvio padrão do gráfico "pattern deviation" e quando alterado sugere uma perda localizada de sensibilidade 4. O "Short Term Fluctuation" (SF) sugere a confiabilidade das respostas do paciente durante o teste.

Talvez um dos procedimentos mais temidos, por trazer algum desconforto, seja dilatar a pupila. O exame é realizado para aumentar propositalmente o tamanho das pupilas durante a consulta oftalmológica Assim, o médico consegue examinar completamente a saúde do nervo óptico e da retina.

O que é Campimetria Manual
Ele é indolor e sem contato. O paciente fixa sua visão em um ponto central, enquanto a ortoptista apresenta estímulos luminosos. O paciente deve informar se percebe os estímulos apertando uma campainha. É um exame que depende fundamentalmente da participação do paciente.

Também conhecido como campimetria ocular ou exame do campo visual, o exame de campimetria é um procedimento que ajuda a diagnosticar problemas nos olhos. Ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica da pessoa.

O Exame Ultrassonografia Diagnóstica (Monocular) é solicitado pelo médico para identificar visão monocular (enxergar com um dos olhos apenas).

Quais doenças são diagnosticadas com a Fundoscopia?

  • Doenças oculares ou sistêmicas dos recém-nascidos;
  • Glaucoma;
  • Degeneração macular relacionada ao envelhecimento;
  • Hipertensão e hemorragia intracranianas;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial;
  • Câncer nos olhos.

Na paquimetria, os resultados são considerados normais quando a espessura da córnea está entre 470 micrómetros e os 550 micrómetros. Caso o paciente tenha valores menores do que é considerado normal, a córnea é considerada fina. Se os valores forem maiores, a córnea é considerada espessa.

Os exames costumam ser aplicados por dois motivos principais: para investigar uma suspeita clínica ou para investigar preventivamente sinais de doença precoce.