O que destrói o colágeno?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

06 abr 2021 6 hábitos de vida que prejudicam o colágeno da sua pele

  • 1- Fumar.
  • 2- Exposição excessiva ao Sol.
  • 3- Dormir mal.
  • 4- Estresse.
  • 5- Comer muito açúcar e carboidratos refinados.
  • 6- Não obter vitamina C suficiente.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

Frutas cítricas

Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.

Diariamente, um adulto saudável precisa consumir em torno de 9g de colágeno. Opções como carne vermelha, miúdos e clara de ovos estão entre os alimentos com maiores concentrações.

Portanto, de acordo com ela, para recompor o colágeno no organismo é preciso incluir alimentos ricos nesses nutrientes através de uma dieta equilibrada e variada. "Aposte em alimentos como carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins)", sugere.

Combine duas colheres de sopa de mel com um ovo batido. Misture com uma colher de sopa de suco de limão e aplique no rosto, massageando suavemente. Sentirá a pele se esticar.

O produto é diluído no momento da aplicação, geralmente com anestésico injetável, e aplicado logo abaixo da pele, em locais específicos. Para isso, é necessário uma avaliação individualizada, pois depende da necessidade e queixa de cada paciente.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Os colágenos hidrolisados são obtidos através de altas temperaturas, e isso faz com que há mudança na estrutura molecular e por causa disso nosso organismo não pode absorvê-los em quantidades razoáveis. Então há uma dificuldade do corpo humano em absorver colágeno hidrolisado.

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

  1. Carne vermelha. A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. ...
  2. Frango. A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. ...
  3. Caldo de ossos. ...
  4. Peixe. ...
  5. Gelatina.

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de ...

Com ação diurética e antioxidante, o chá de cavalinha é rico em silício, responsável por aumentar a síntese de colágeno.

A aveia contem ainda, na sua composição, Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre. Ela também é rica em proteínas e ainda possui silício, um mineral importante na produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno. Eles também estimulam a produção de colágeno. Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Consuma alimentos para aumentar a elasticidade da pele

  1. Frutas Vermelhas. As frutas vermelhas são alimentos ricos em substâncias antioxidantes e são uma boa alternativa para melhorar a saúde da pele. ...
  2. Gorduras boas. ...
  3. Chá Verde. ...
  4. Cereais integrais. ...
  5. Proteínas. ...
  6. Alimentos vermelhos, amarelos e alaranjados.