O que desgasta em um casamento?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O desinteresse pode durar muito tempo e é um problema que não é facilmente detectado. Com o passar do tempo, a falta de interesse e intimidade faz com que o casal não fique mais atento um ao outro, ou seja, o casamento pode não fazer mais sentido, porque há a impressão de que não exista mais amor.

Os principais motivos pelos quais os casamentos acabam são:

  • Ausência de diálogo. Uma relação precisa ser discutida. ...
  • Perda de respeito e admiração. O aspecto mais importante de qualquer relacionamento é o respeito. ...
  • Infidelidade. A infidelidade é um dos principais motivos de divórcio no Brasil. ...
  • Fim do romantismo.

No ranking das principais razões de afastamento aparecem também a falta de atenção, problemas financeiros, maior dedicação aos filhos e rotina. O primeiro motivo que pode acabar com a intimidade e atrapalhar a vida a dois é o trabalho.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Casamento está ruim? | Veja mais sobre os sinais do divórcio

  1. A comunicação é inviável.
  2. A paixão chegou ao fim.
  3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade.
  4. Vocês têm ambições diferentes.
  5. Há falta de parceria no casamento.
  6. A relação se tornou violência.

Sinais de que o relacionamento não vai bem

  1. Não há mais conexão emocional. ...
  2. Falta de comunicação. ...
  3. É difícil ter confiança. ...
  4. Os objetivos são muito diferentes. ...
  5. A intimidade física não é agradável. ...
  6. Os cônjuges fantasiam sobre outras pessoas. ...
  7. Concordar com o outro fica cada vez mais difícil. ...
  8. É difícil imaginar um futuro junto.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

No que pensar antes de pedir a separação? A advogada destaca que o ponto mais importante ao se “preparar” para a separação é juntar toda a documentação de bens: casas, apartamentos e outros imóveis, de possíveis ativos financeiros, como contas conjuntas ou investimentos, e carros.

SÃO PAULO – Relacionamentos extraconjugais e desgaste da relação estão entre os maiores motivos para a separação dos casais. De acordo com um levantamento feito pelo advogado Luiz Kignel, o motivo que mais leva os homens a pedir o divórcio é descobrir que a parceira tem um relacionamento extraconjugal.

A mais famosa é a crise dos sete anos, uma marca tão conhecida que já se tornou temida. Mas não são só nos sete anos que as coisas começam a ficar complicadas: tem também a crise dos 14, dos 21 e até mesmo a de um ano.

Há diversos motivos que podem levar um casal à decisão do divórcio. Porém, uma tendência observada por especialistas nos últimos anos em vários relacionamentos é o aumento de separações por problemas trazidos por questões financeiras. Dentro deste contexto, destaca-se a infidelidade financeira entre os casais.

Exemplos de comportamentos que distanciam o casal:
Não olhar para o rosto do companheiro enquanto ele fala – o esposo (a) pode sentir que a pessoa não está prestando atenção ao que ele diz. Debochar ou desmerecer os sentimentos do outro – desestimula o amado falar sobre os seus sentimentos.

7 coisas que acabam com um relacionamento

  • Infidelidade. ...
  • Mentiras. ...
  • Orgulho. ...
  • Falta de Respeito: pode ser a principal das coisas que acabam com um relacionamento. ...
  • Falta de Confiança. ...
  • Pouco ou nenhum diálogo. ...
  • Falta de contato físico é uma das coisas que acabam com um relacionamento.

De acordo com um estudo publicado pelo site Fox News, se você pretende ficar casada pelos próximos 20 anos é bom saber que tem 50% de chances de sua relação durar esse tempo todo.

Problemas como a falta de amor, compatibilidade, diálogo, intimidade; a infidelidade; a inversão de papéis; a má administração financeira; as interferências externas; a preferência por um filho; a desobediência à Palavra de Deus, entre outros fatores, têm sido considerados por muitos pastores e especialistas em família ...

Dormir separado não é algo recomendado na Bíblia porque ele cria distância entre o casal em vez de trazer maior proximidade entre ambos. Além disso, quando você dorme separado do seu parceiro, há menos chances de ter momentos íntimos para fortalecer o relacionamento amoroso.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Pesquisadores norte-americanos acreditam que o estresse causado por um casamento infeliz pode afetar seriamente a saúde física. Eles sugerem que pessoas insatisfeitas com seus parceiros podem apresentar maiores riscos de depressão, pressão alta e até mesmo doenças cardíacas.

Sugiro que comece pela busca de um psicólogo, o qual avaliará a situação e, caso perceba a necessidade, solicitará uma investigação médica do caso. Inicialmente pesquise se há problema orgânico, com a ajuda de um ginecologista.

Frequentar sessões de psicoterapia e usar medicamentos específicos para tratar a depressão é o primeiro passo para melhorar o desejo sexual e dar um fim ao problema “quando o homem perde o desejo pela esposa”.

As mulheres experimentam maior dor após a separação de um parceiro. Parece que, quando se trata de sofrer e se recuperar de uma separação, existem diferenças entre os sexos . As mulheres experimentam maior dor emocional, mas também se recuperam muito melhor, como um estudo realizado pela Universidade Binghamton.