O que desbota a micropigmentação?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 15 votos

Trata-se da remoção do pigmento por meio de uma solução de água e sal. O líquido é aplicado por meio de um dermógrafo — mesmo aparelho utilizado para fazer a micropigmentação. Ao ser introduzido na pele, o líquido provoca um ressecamento na região e, posteriormente, a “expulsão” do pigmento.

Para remover micropigmentação com segurança, é possível recorrer a dois métodos que são eficazes: laser e uso de ácidos. O laser para remoção de micropigmentação é feito em algumas sessões, aplicando sobre a área pigmentada para quebrar os pigmentos e promover a eliminação da tinta.

A pigmentação costuma permanecer na pele de 1 a 2 anos. Durante esse tempo, retoques podem ser feitos a cada 6 meses.

Para aumentar a durabilidade, é importante evitar se expor ao sol nos primeiros dias após o procedimento, evitar o consumo de alimentos gordurosos, álcool e frutos do mar, não passar produtos com ácido na região durante o período de cicatrização e hidratar bem a pele nos dez primeiros dias após a micropigmentação.

Contudo, a acentuação da cor é algo normal no procedimento, causado pelo próprio processo de cicatrização da pele. Durante esse processo, alguns pigmentos serão “expulsos” da derme, o que vai resultar em sobrancelhas mais claras depois de 30 dias do procedimento estético.

Os fatores que influenciam na fixação do pigmento são diversos, porém, o principal campeão ocorre no ciclo de cicatrização. Após o procedimento, existem cuidados que devem ser tomados durante o período de cicatrização que é de 30 dias, sendo que os cuidados mais intensos são nos primeiros 5 dias.

Após fazer o procedimento de micropigmentação, a região manipulada costuma ficar com uma cor mais intensa e marcada. Mas não se preocupe, pois esse aspecto dura apenas nos primeiros dias após a técnica. Com o tempo a área vai cicatrizar e clarear naturalmente até chegar ao tom estimado.

A coloração da sobrancelha ficará um pouco mais escura no início da cicatrização e conforme se aproxima do final dos 30 dias, a cor vai se estabilizando na cor do resultado final. Após esse período, a cor da sobrancelha irá clarear e permanecer no tom adequado à cor do pelo e da pele da cliente.

ácido glicólico

Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, o ácido glicólico é a substância mais utilizada na remoção, em concentrações baixas.

Despigmentação de sobrancelha com água oxigenada
Se esse é o seu caso, você, com muita cautela, pode tentar usar um cotonete embebido em água oxigenada volume 10 e sobre a área que deseja clarear. Em teoria, isso deverá clarear o pigmento. Depois, é importante enxaguar a região e usar protetor solar.

Segundo a profissional, existem técnicas de remoção a laser ou com despigmentação química. “Na maioria dos casos, no máximo três sessões são suficientes para remover”, fala. Kate Koetz, médica da clínica For All Group de São Paulo, acrescenta: “Podemos utilizar duas técnicas, a laser e a outra com ácidos.

Usar cicatrizante pode ajudar na durabilidade da cor
Muitas clientes acertam ao manter a pele sempre hidratada nos primeiros dias após o procedimento e não remover. Isso, de fato, permite evitar a formação de casquinhas decorrentes do plasma – normal na pele lesionada e está em cicatrização.

Entre os cuidados após a micropigmentação, utilize o gel cicatrizante, aplicando-o até o 10º dia, no mínimo. Evite as atividades que estimulem o suor, a sauna, a piscina e a praia e também não exponha a área ao sol. Isso porque o calor pode dificultar a cicatrização.

Nas primeiras 24 horas, a área onde foi realizada a micropigmentação não deve ser molhada, por isso, indicamos a utilização de lenços umedecidos para a higienização do rosto. Procure evitar a exposição ao sol, bronzeamentos artificiais, autobronzeadores, sauna e mergulho no mar ou piscina durante 7 dias.

O calor dilata os poros e pode espalhar os pigmentos; - Não molhar as sobrancelhas nas primeiras 48 horas; - Usar apenas água boricada ou soro fisiológico com compressas geladas para higienizar a área, ao menos duas vezes por dia nesse período de 48 horas.

Nos primeiros dias após o processo, é preciso lavar o rosto apenas com sabonete neutro, sem esfregar, e evitar a água do chuveiro e o contato com shampoos por 1 semana.