O que demonstra a arquitetura barroca?

Perguntado por: smoura7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Como o barroco busca afirmar a soberania católica, as artes desse período são marcadas pela exaltação de Deus e da Igreja. O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.

Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

Foi marcado principalmente pelo dualismo; o dilema entre corpo e alma, céu e inferno, o profano e o sagrado. E pela riqueza de detalhes; pinturas, arquitetura e esculturas com características exuberantes e luxuosas. Chegou ao Brasil no início do século XVII e perdurou até meados do século XVIII.

As primeiras construções barrocas no Brasil tiveram influência portuguesa e estavam ligadas às missões dos jesuítas do século XVI. O objetivo era difundir a religião católica.

Entre as características da arquitetura barroca estão a necessidade de demonstrar a exuberância das cenas religiosas e a imposição ao observador do cenário bíblico. Já a pintura barroca é caracterizada pelo realismo místico, conteúdo emocional e sensualidade.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.

As principais caraterísticas do estilo barroco são:

  1. Contrastes, dualidades e excessos;
  2. Temas religiosos e profanos;
  3. Estilo exuberante e decorativo;
  4. Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.

Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.

A ideia do rústico como decoração moderna, e o uso de cores neutras, como marrom..

Contexto histórico
Por conta disso, a maior parte da herança barroca no Brasil está na arte sacra, na pintura e na estatuária dos conventos e igrejas.

São elas:

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

Abaixo, veja as principais características do barroco europeu: Riqueza de detalhes; Arquitetura com formato oval e esculturas; Esculturas côncavas e convexas (com o intuito de passar a ideia de movimento);;

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

A expressão “Barroco” significa absurdo ou grotesco e foi assim chamado pelos críticos afim de ridicularizar a arte que abdicava das regras do estilo clássico. Na América Latina o Barroco ganhou força por meio dos artistas que viajavam para a Europa.

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.