O que deixa um narcisista com raiva?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A raiva narcisista é o reflexo de um transtorno de personalidade no qual vários fatores estão integrados. A educação recebida, o egocentrismo, a falta de empatia, a intolerância à frustração, falta de controle dos impulsos e, muitas vezes, um trauma não tratado, delineiam essa realidade complexa.

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

Os narcisistas têm um frágil senso de auto-estima e um profundo medo de serem expostos como inadequados ou imperfeitos. Eles lidam com essa insegurança projetando suas próprias falhas nos outros e buscando constantemente a admiração e a validação dos outros.

Os narcisistas, geralmente, compensam a dor e a frustração desenvolvendo vícios e compulsões. Esse movimento ocorre porque querem que o sentimento de euforia aplaque o mal estar. O indivíduo narcisista tem postura ereta, constituição física de atleta e feições rígidas.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

Os narcisistas sofrem porque o mundo não é o que eles querem e desejam. Sua mente fechada, inflexível como uma barra de aço, não permite que eles vejam as coisas em perspectiva e compreendam o comportamento dos outros ou considerem outras abordagens.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

Uma fraqueza monumental do narcisista é a incapacidade de se olhar internamente, identificar e trabalhar o que precisa ser trabalhado e então, melhorar. Ele sabota qualquer possibilidade disso acontecer.

Quando um narcisista fica quieto, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro. É assim que o narcisista se sente e, para recuperar o controle, ele fica quieto.

De forma intencional, o tratamento silencioso é utilizado especialmente por pessoas com tendência e transtorno de personalidade narcisista. Adotam esse comportamento para manipular o outro. Fazer com que ele atenda às suas necessidades, pois do contrário serão punidos. Punidos com o silêncio.

Uma forma de evitar que o narcisista manipulador destrua a sua autoestima é dizer para que não compare você com ninguém. Você pode falar “entendo e respeito o seu ponto de vista, mas conheço as minhas qualidades, sei quem sou e não vou perder meu tempo com esse tipo de comparação. Não faça mais isso.”

O filho narcisista costuma acreditar que é melhor em tudo e está sempre com a razão, não importa o que digam para ele. Essa conduta prejudica as conversas em família e até situações que deveriam ser vividas com tranquilidade, já que causa arrogância e episódios de desobediência.

Essa atitude raivosa e intolerante está relacionada a baixa autoestima, geralmente, pessoas narcisistas são assim pois negam a realidade e querem forçar o outro a acreditar nas suas verdades inventadas. E quando percebem que foram desmascarados, eles agem com agressividade para disfarçar a insegurança.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

Eles se sentem prejudicados em seu ego, então eles liberam sua raiva a fim de mostrar que são melhores do que a pessoa que os rejeitou de sua vida. Os narcisistas acreditam que fazer parte de sua vida é um privilégio pelo qual a outra pessoa deve ser grata.

Na etapa da Desvalorização o Narcisista adota uma frieza emocional. Aos poucos ele vai se separando emocionalmente da vítima, distanciando-se e alterando o comportamento mesmo sem nenhum motivo aparente. Diante disso, a vítima fica totalmente perdida, sem entender o motivo de tanta mudança.

Ao te isolar, ele consegue ter mais poder e controle sobre você e é capaz de te manipular mais facilmente. No início, o narcisista finge querer se aproximar das pessoas que fazem parte da sua vida, para ganhar confiança.

Esse tipo de choro acontece quando alguém não conhece outra maneira de satisfazer suas necessidades. Os narcisistas podem facilmente usar as lágrimas para ganharem a simpatia e a atenção de que precisam, mas também podem chorar pelas mesmas razões que qualquer outra pessoa.

Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.