O que deixa um funcionário feliz?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Um profissional feliz é aquele que mantém sua vida profissional e pessoal em constante equilíbrio, bem como sua saúde e bem-estar. Ainda, é aquele que realiza suas tarefas com assertividade, uma vez que já dialoga e oferece/recebe feedbacks saudáveis de seus gestores.

Reconhecimento profissional
Ser reconhecido pelo que faz é algo que proporciona grande felicidade aos colaboradores. Sendo assim, a empresa precisa demonstrar que os valoriza. Adote, por exemplo, uma política interna de recompensas e premiações, para mantê-los motivados no trabalho.

O que é felicidade no trabalho? Felicidade é um estado de espírito. Quando relacionada ao trabalho, portanto, diz respeito à satisfação com a vida profissional. Quando um indivíduo está realizado com o seu emprego, ele experimenta uma série de sensações positivas, como alegria, motivação, bem-estar e disposição.

Assim definida, a felicidade no trabalho pode ser dividida em quatro dimensões: condições materiais de existência, dimensão relacional, dimensão espiritual e dimensão pessoal (Silva, Ribeiro, Budde & Tolfo, 2017).

As fontes históricas dividem, assim, em cinco tipos principais: orais, escritas, iconográficas, materiais e arquitetônicas.

Foram reconhecidas como fontes de felicidades por diferentes filósofos coisas como a abundância material e o reconhecimento dos outros cidadãos (Aristóteles), a existência dos prazeres e ausência de dores (Epicuro), agir de acordo com aquilo que exige a moral (Kant) e agir de maneira livre, mesmo que os resultados ...

Atividade física ao ar livre; Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.

Motivação de equipe: sua empresa depende disso!

  1. Adotar uma política de feedbacks constantes. ...
  2. Acompanhar o trabalho de perto. ...
  3. Possuir uma base de dados. ...
  4. Envolver os funcionários na tomada de decisões. ...
  5. Oferecer benefícios. ...
  6. Dar à sua equipe o necessário para um bom desempenho. ...
  7. Comemorar as conquistas.

Além disso, caso a gratificação seja realizada de forma frequente, é necessário constar na folha de pagamento. Assim como um valor pago mensalmente a título de gratificação também deve compor o salário do funcionário.

As ações motivacionais têm o objetivo de investir nas pessoas, ajudando com o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Com essa política, a empresa demonstra que se preocupa com cada indivíduo que faz parte das equipes.

Conheça os 6 tipos de motivação

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. A motivação por medo envolve consequências. ...
  • CONQUISTA. A motivação por conquista é comumente pensada como um impulso por competência. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Uma das maneiras de fazer isso é identificando o funcionário do mês através de pesquisa e análise, prestigiando o trabalho bem feito que está sendo realizado por ele.
...
O ideal é valorizar itens como:

  1. cotas de desempenho;
  2. criatividade;
  3. trabalho em equipe;
  4. positividade; e.
  5. persistência.

Você pode não se tornar o melhor chefe do mundo, mas as dicas podem ajudar em pequenos fatores do dia a dia.

  1. 1 – Saiba motivar as pessoas. ...
  2. 2 – Delegue funções. ...
  3. 3 – Mantenha as portas abertas e saiba ouvir. ...
  4. 4 – Deixe as pessoas cometerem erros. ...
  5. 5 – Aprenda com seus erros. ...
  6. 6 – Trate todos os funcionários igualmente.

Segundo Eduardo, quando refletimos sobre a satisfação no trabalho, cinco itens motivacionais devem ser levados em consideração:

  • Dinheiro;
  • Segurança e estabilidade;
  • Aprendizado contínuo;
  • Reconhecimento e feedback;
  • Autorrealização.