O que deixa o sangue mais fino?

Perguntado por: ubaptista7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação.

Beber muita água. A é uma potente aliada na prevenção dos problemas relacionados à má circulação do sangue. Esse líquido consegue afinar o sangue quando é consumido em grandes quantidades diárias.

A Hemofilia é um distúrbio do sangue, em que o sangue não coagula devidamente. Trata-se de uma coagulopatia hereditária (Doença Hemorrágica), decorrente da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de um ou mais fatores de coagulação.

Para pacientes de risco, a ingestão de uma dose de ácido acetilsalicílico (AAS) a cada três dias pode ser tão eficiente na prevenção de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica quanto consumir o medicamento diariamente.

- Além desse efeito anti-hipertensivo, o alho possui uma ação antiagregante plaquetária, então, pessoas que têm algum distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia, ou tomam medicamentos popularmente conhecidos por “afinar o sangue”, como aspirina, devem evitar o consumo do alho - indica o médico nutrólogo.

Cebola. A cebola contém compostos semelhantes aos que são encontrados no alho, que agem como anticoagulantes, afinando o sangue. Assim, incluir a cebola nas receitas, de preferência cruas, contribui para uma melhor circulação sanguínea.

Existem alimentos que causam trombose?

  • 1.1 Carne de porco é um dos alimentos que causam trombose.
  • 1.2 Consumir batatas fritas processadas pode elevar o risco de trombose.
  • 1.3 Tomar vinho pode aumentar o risco de trombose venosa.
  • 1.4 A dieta mediterrânea é capaz de evitar a formação de coágulos.

A hipercoagulabilidade, também conhecida como sangue grosso, é quando o sangue fica mais espesso (viscoso) que o normal, dificultando a passagem do sangue nos vasos sanguíneos. Apesar de não ser tratado como uma doença, o sangue grosso pode ocasionar diversos problemas de saúde, como trombose e até mesmo infarto.

Conforme a co-autora e editora de livros na área da saúde, Sharon Perkins, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um afinador do sangue. “Se você já toma medicamentos afinadores do sangue ou tem problemas com a coagulação sanguínea, não tome o vinagre de cidra de maçã sem a aprovação do seu médico.

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria. Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada.

Na suspeita, deve-se pedir o hemograma, que faz a contagem das células sanguíneas. Esses pacientes são encaminhados para o hematologista que procedem a confirmação diagnóstica através da biópsia de medula óssea.

O coagulograma é um exame de sangue de coleta rápida, sem a necessidade de preparo prévio.

Por exemplo, alimentos ricos em vitamina C, cebola, cúrcuma, uvas e alimentos ricos em ômega-3 afinam o sangue e contribuem para melhorar a circulação. Já para quem tem hipertensão, alimentos ricos em potássio são ótimos, como abacate, banana, frutas vermelhas e farelo de trigo.

Efeitos indesejados: Os efeitos colaterais da dipirona agem diretamente no sangue, ou melhor, na diminuição da quantidade de células do sangue, como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Chá verde
Existem relatos e estudos pequenos que sugerem que o chá verde é um bebida que pode ajudar a afinar o sangue, além de ter outros efeitos medicinais, como estimulante e antioxidante.

AAS está contra indicado a pacientes com doenças no estômago, fígado (pacientes com insuficiência hepática grave) e rins. Não deve ser usado em hemofílicos e naqueles pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes. O AAS só poderá ser empregado durante a gravidez e lactação sob orientação médica.