O que deixa o peixe estressado?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Além de dificultar a manutenção dos parâmetros da água — quanto menor é o aquário, mais rápido ele fica sujo —, um recipiente muito diminuto deixa peixe betta estressado. Para que isso não aconteça, a recomendação é manter seu peixinho em um recipiente de pelo menos 20 litros.

Peixes ficam muito agitados na hora de captura. É normal, por causa da “canseira” que sofrem. Luz muito forte ou grande claridade incidindo sobre espécies que gostam de locais sombrios, tendem também a gerar essa postura estressante por exemplo em cascudos em geral, lábeos, dojôs, peixes albinos, entre outros.

- Inserir os peixes em aquário sem ciclagem. - Usar água com cloro e metais pesados. O que todo aquarista quer é ter um belo tanque para poder aliviar o próprio estresse diário. Porém, ele precisa deixar a contemplação agradável e acostumar-se a atentar para o que ocorre em seu tanque.

Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão.

Se um peixe-zebra é deixado em um aquário e, após cinco minutos, estiver parado na metade inferior do recipiente, por exemplo, é sinal de que ele está deprimido. Se está nadando pela parte de cima do aquário significa que está "explorando novas experiências" e, logo, está feliz.

Um dos motivos que levam o peixe Betta a ficar parado é simplesmente o descanso, mas outros fatores podem estar relacionados a esse comportamento. Algumas doenças parasitárias, fúngicas e bacterianas, intoxicações, má qualidade da água e a idade estão relacionados com o fato do peixe ficar parado.

Coloque o termômetro com termostato próximo à saída de água fria, assim a água será aquecida uniformemente. Se você perceber o peixe sempre próximo ao termômetro, isso significa que a água só está quente nesta região.

Como saber se o peixe está com dor ou outro incômodo?

  1. Nado irregular;
  2. Falta de apetite;
  3. Prostração;
  4. Busca de ar na superfície do aquário,
  5. Esfregamento do corpo em pedras ou no fundo do aquário.

Se os peixes não respiram fora d'água, por que eles sobem para a superfície quando estão sem ar? Um dos principais sinais de que falta oxigênio no aquário é a subida dos peixinhos para a superfície.

A análise necroscópica de um peixe morto em decorrência da falta de oxigênio, pode revelar a existência de hemorragias nas brânquias e no abdômen, dependendo do tempo de estresse sofrido pelo animal e da resistência que a espécie apresentar.

Como é feito o teste: em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar um medidor de pH e cloro. Com ele, basta colocar um pouco da água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar. O resultado é mostrado por meio da colorimetria. Caso seja necessário corrigir, utilize um corretivo.

Uma das formas de fazer com que seu peixe fique mais feliz é decorar o interior do aquário, como uma maneira de despertar a curiosidade do animal. Assim, ao colocar objetos no fundo do aquário, o peixe ficará curioso e irá investigar as novidades.

É fácil e mostra uma ótima relação com seu amigo:

  1. Suavemente, bata com o dedo no aquário;
  2. Espere o peixinho olhar para você, faça movimentos pelo aquário;
  3. Quando o betta acompanhar o dedo, recompense-o com um pouco de ração;
  4. Repita o treino por alguns dias,
  5. Após um tempo, o peixe estará seguindo seu dedo!

Poço de emoções complexas, os piscianos costumam ser românticos, introvertidos e ingênuos, sempre se sacrificando e doando muito de si. A intensidade de seus sentimentos é enorme e, por isso, precisam de outras pessoas que compartilhem a mesma necessidade por algo diferente do normal, que fuja do material, do comum.

Sim, a maioria dos peixes consegue adaptar a visão nos períodos de luz e escuridão. Os kiguios e os bettas são algumas das espécies que possuem essa habilidade. Porém, mesmo com essa capacidade, essas duas espécies gostam de descansar quando as luzes estão apagadas.

Os piscianos adoram um bom carinho. Eles são nativos bem românticos, que amam sentir a reciprocidade no relacionamento.

O correto é deixar a iluminação por lâmpadas ocorrer por 8 ou 10 horas por dia para água doce e de 10 a 12 horas para água salgada. Isso porque alguns peixes possuem hábitos noturnos, e não saem para comer nem caçar enquanto houver luz em excesso. Já os peixes com hábitos diurnos só dormem em ambientes escuros.

Além de dificultar a manutenção dos parâmetros da água — quanto menor é o aquário, mais rápido ele fica sujo —, um recipiente muito diminuto deixa peixe betta estressado. Para que isso não aconteça, a recomendação é manter seu peixinho em um recipiente de pelo menos 20 litros.