O que deixa o papel branco?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina.

Qual é a cor da celulose pura? Sem lignina, a celulose torna-se branca. Para o processo de branqueamento do papel, a celulose é tratada com reagentes químicos que tem a função de melhorar a pureza química, limpeza e alvura.

Constituintes majoritários: lignina, celulose e hemiceluloses; Constituintes minoritários: substâncias minerais, proteicas, ácidos gordos, ácidos resínicos.

Você já notou que com o tempo o papel que está guardado fica amarelado? Isso acontece devido a lignina. Você já ouviu falar nessa substância? Ela é uma das estruturas moleculares mais complexa encontradas na natureza – e que, junto com a celulose, formam os dois componentes básicos da madeira, matéria-prima do papel.

Alvura. Porcentagem de luz de determinado comprimento de onda refletido na superfície do produto. Sendo assim, papéis com alvura alta produzem mais contraste de tintas gráficas pretas e permitem que as tintas coloridas fiquem com cores mais vivas.

Pegue um pano úmido, mas muito bem torcido, e polvilhe um pouco de bicarbonato sobre ele. Esfregue delicadamente no papel de parede, de cima para baixo, e venha secando cada pedaço que você esfregar, com um pano limpo e completamente seco.

Estes aditivos incluem cola sintética, carbonato de cálcio precipitado (o processo alcalino), alvejantes óticos e outros. Durante o processo de produção de papel e papelcartão, a folha é formada, prensada e seca.

Passe óleo na folha com um pincel.
Pinte toda a superfície do papel com um óleo, que vai ser absorvido pela folha, deixando-a mais fina e transparente.

A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel.

Papel Sulfite
Esse tipo de papel é o mais utilizado em escritórios e impressões comuns. Esse é o tipo de papel branco e não revestido, podendo ser de diversas cores e tamanhos, sendo o mais comum o formato A4.

Papel sulfite, formulário de computador, papel para impressão e resto de papel branco cortado. Feitos de fibras virgens (usadas pela primeira vez na fabricação do papel), essas são proveniente de árvores. Tem como finalidade impressões, bloco de anotações, caderno e livro.

São diversas as propriedades do papel: espessura, gramagem, textura, resistência e cor.

Branquear a celulose é levar a fibra ao seu estado natural de alvura, que é o branco. com a alvura desejada. quantidades menores de reagentes de branqueamento em etapas sucessivas, com lavagens intermediárias. A polpa de celulose obtida após a digestão, apresenta um valor do número de Kappa da ordem de 20.

No Brasil, o papel para uso em impressão e na confecção de embalagens e de diversos outros produtos do nosso dia a dia é produzido a partir de polpa de celulose, fabricada por processos industriais cuja matéria-prima são as árvores.