O que deixa o metabolismo mais lento?

Perguntado por: igaspar2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em pessoas saudáveis, o metabolismo lento pode estar relacionado a maus hábitos, como má alimentação, sono desregulado, beber pouca água e falta de exercícios físicos. É importante que um diagnóstico seja feito pelo médico especialista – normalmente o endocrinologista.

Sinais de metabolismo lento

  • Dificuldade para perder peso;
  • Ganho de peso, mesmo com alimentação reduzida;
  • Acúmulo de gordura em novas áreas;
  • Formação de celulite em novas áreas;
  • Calcanhares rachados e queda de cabelo.

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Exercite-se e mexa-se: o exercício regular, por pelo menos 40 minutos por dia, cinco vezes por semana, otimiza a função de todos os hormônios que queimam gordura. Mantenha separados pelo menos 40 minutos a uma hora para ativar todos esses hormônios essenciais da perda de peso por meio de exercícios.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Uma dieta equilibrada precisa contar com níveis de gordura boa, as opções mais saudáveis são: azeite na salada, sementes, oleaginosas e peixes ricos em gordura. A proteína atua no aumento da sensação de saciedade, contribui para redução da fome e a necessidade de comer toda hora.

O metabolismo acelerado pode ser positivo para quem quer comer e não engordar, ou para pessoas que precisam se manter magras. Mas, para os praticantes de atividades físicas e atletas que querem ganhar massa muscular, essa aceleração pode ser prejudicial para a performance.

Ao emagrecer e engordar várias vezes num curto período, o metabolismo se descontrola e o corpo tende a retornar ao peso mais elevado. O ideal é uma diminuição de peso contínua, pois assim adaptamos o nosso organismo a este novo patamar metabólico. A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS DIMINUI O METABOLISMO.

A Verdadeira Fonte De Energia Priorizada Pelo Corpo
É o álcool.

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Existem três tipos de metabolismo: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo.

A mulher tem um gasto energético em repouso de aproximadamente 1200 a 1400 calorias por dia. O homem entre 1800 a 2000 calorias diárias. As calorias consumidas enquanto não fazemos nada compõem o que chamamos de Metabolismo Basal.

A melhor forma de saber qual a sua idade metabólica é recorrer a exames médicos, inclusive usando a bioimpedância, um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.

De acordo com a nutricionista Maria Catarine Camargo, especialista em suplementação e em clínica esportiva, a perda de calorias durante a noite relaciona-se com a rotina diurna. Os principais truques, segundo ela, são a realização de treinos aeróbicos e o consumo de proteínas e fibras, além da ingestão de água.