O que deixa o chocolate com gosto de sabão?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Hidrogenado: Ou cobertura, no hidrogenado, parte da manteiga de cacau é substituída por óleo extraído da soja. Portanto não é tão saboroso quanto o nobre. É mais barato. E com aquele gosto clássico de sabão, é mais indicado para coberturas e decorações.

O chocolate estragado pode estar esbranquiçado, cheio de bolinhas na parte superior e com sabor bem diferente. Esses problemas, tecnicamente conhecidos como Fat Bloom e Sugar Bloom são muito comuns quando o controle de umidade na hora de armazenar o alimento não é feito da forma correta.

Se o seu chocolate ou cobertura está esbranquiçado, não se preocupe, ele não estragou ou está velho, apenas sofreu o chamado fat bloom , do inglês, “florescer da gordura”. Isso pode acontecer quando o chocolate foi exposto à mudança de temperatura extrema, e a manteiga de cacau se separou do restante dos ingredientes.

Normalmente, esta mudança é relacionado com a contaminação microbiana, especialmente bactérias psicrotróficas e coliformes. Esta alteração resulta da oxidação dos ácidos graxos insaturados, contidos na gordura do leite, pelo oxigênio molecular. Esse defeito é algumas vezes confundido com a rancificação.

Assim ao receber o 'choque-térmico' os cristais da manteiga de cacau se homogenizam, assegurando sua nova forma. Uma boa temperagem garante sempre um chocolate bonito, brilhante, saboroso, de fácil moldagem e que derreta na boca.

Condimentos como menta, hortelã, canela e pimenta também podem funcionar muito bem, além de oleaginosas como amêndoas, nozes e pistache. Sem contar a adição de bebidas, alcoólicas ou não, a bombons, trufas e outros doces, conferindo um toque gourmet a seus produtos.

O chocolate contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro. A serotonina recebe quimicamente o nome 5-hidroxitriptamina e é representada pela fórmula molecular N2OC10H12, é a "substância química do bem estar", é responsável pela sensação de felicidade e prazer.

Ela é uma parte que praticamente não contém dulçor. Por isso, o chocolate 100% feito a partir de amêndoas de cacau será sempre amargo, ou intenso, como você pode ler neste outro post.

Posso comer um chocolate esbranquiçado? Sim, não muda nada no valor nutricional e não é nenhum sintoma de problema. Apenas houve essa oscilação de temperatura. Mas você também pode recuperar o brilho e textura do chocolate derretendo e moldando novamente.

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C.

A recomendação dos especialistas em chocolate é não colocá-los na geladeira. "A umidade e as variações de temperatura afetam a textura e o sabor", diz Paula de Lima Azevedo, proprietária da Sweet Brazil. Na geladeira, o chocolate absorve o cheiro de outros produtos que estão no local.

O fat bloom aparece mais rápido em recheios com base em gordura (e.g. pralinês ou recheios com base de castanhas). Você pode evitar isso acrescentando 5% a 6% de manteiga de cacau em seus recheio e, então, pré-cristalizá-los (ou temperá-los).

O que é o efeito Fat Bloom nos chocolates? O termo Fat Bloom foi designado para nomear quando o chocolate fica com a coloração esbranquiçada ou escurecida e sem brilho, dando o aspecto de que o produto está estragado ou mofado. No entanto, é apenas a gordura que está aparente na superfície.

" Pode sim, mas precisa tomar um cuidado importante: Como é um chocolate que já foi derretido e manuseado, ele pode formar gruminhos se misturar pra derreter com um novo, geralmente não fica homogêneo. Por isso é importante não misturar na hora de derreter.

Na receita de doce de leite, por exemplo, é comum adicionar bicarbonato de sódio para evitar que o o leite coagule na presença de ácido lático, que ficará concentrado pelo calor e evaporação de água.