O que deixa o bebê irritado?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Choro, fome, sono… são diversas as opções que podem deixar um bebê muito irritado, mas nem sempre é fácil diferenciar de forma clara esses motivos. Conforme os pais vão convivendo com a criança, essa comunicação fica mais compreensível e os responsáveis conseguem ajudar o bebê com mais facilidade.

Balançar a criança é outro método eficaz quando pensamos em como acalmar o bebê. Balance seu filho com movimentos leves e delicados, fazendo com que ele se mexa de forma suave durante a ação. Esses movimentos vão deixar o pequeno mais tranquilo.

É um quadro comum e pode ser passageiro. Mas existem também situações envolvendo o ambiente em que ele está. Se a criança recebe muitos estímulos, mesmo quando deveria relaxar, pode ter dificuldade para dormir. Mudanças constantes de locais também podem trazer incômodo para os pequenos.

Muito barulho
Ambientes muito barulhentos podem deixar não só o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono do pequeno. Dessa forma, durante os primeiros meses e anos de vida, evite levar a criança a lugares muito agitados, com luzes muito fortes e multidões.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Já os bebês hiperativos são aqueles que, já nos primeiros dias de vida, arregalam os olhos, passam mais tempo acordados, franzem a testa muito precocemente e reclamam de tudo: do leite não sair adequadamente, do incômodo da roupa, de ficar sozinho. Eles não ficam quietos um minuto.

O que leva o bebê a esse estado de choro constante é o sono!
Quando os pequenos não tiram sonecas satisfatórias durante o dia, chegam à noite exaustos. Isso gera um estresse enorme no corpo dos bebês, ao ponto deles não conseguirem dormir apesar do sono. Por isso o choro sem fim.

Dê um banho quente no pequeno
O banho pode ser a melhor opção para acalmar alguns bebês. Afinal, um bom banho relaxa o corpo, fazendo com que se sintam menos tensos, assim como em adultos. Além disso, como geralmente damos o banho no bebê antes de dormir, ele se sentirá preparado para a soneca.

camomila

Chá de camomila
Isso porque a camomila é anti espasmódica e ligeiramente sedativa, e além de ajudar no sono, ela pode auxiliar também no alívio das cólicas. Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água.

Desde o nascimento até completar três anos, são pelos menos seis os possíveis momentos de "crise" – sendo dois deles os mais frequentes: a chamada angústia da separação, que costuma aparecer no oitavo mês, e a famosa fase terrible two, a "terrível" adolescência do bebê, que tem seu auge aos dois anos.

azul

A cor azul representa a espiritualidade angelical e simboliza o elemento água, ou seja, emoção pura. É uma cor que vai tranquilizar e acalmar o bebê, lembrando que o recomendado para essa cor é utilizar objetos de decoração ou papel de parede branco.

Observe se os pés ou o nariz estão gelados, se o queixo está batendo e, se for necessário, vista uma roupa mais quente. O calor demais também pode incomodar.

A disquesia (do grego dys = distúrbio, desarranjo + chézein = defecar) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente em que ele pode sentir vontade de fazer cocô sem evacuar de fato, ou precisar de muito esforço e tempo para tal.

Dê um banho morno no bebê antes de fazer ele dormir
Um banho morno é perfeito para deixar a criança relaxada. Ainda mais se ela estiver muito irritada por conta do ciclo vulcânico. Isso faz com que se sinta mais confortável para dormir.

Algumas crianças podem ter um sono mais agitado devido a situações de saúde, como refluxo e cólica, ou por estímulos durante a noite. Se esse é o caso do seu filho, não se preocupe, há algumas dicas que você pode pôr em prática na rotina do bebê com sono agitado.

TDAH Tipo desatento
Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (dificuldade em permanecer focado em palestras, conversas ou leituras demoradas). Não parece ouvir quando falam com ele diretamente (a mente parece estar em outro lugar, mesmo na ausência de qualquer distração).

Isso acontece porque algumas crianças têm o desenvolvimento motor mais avançado do que outros, e gostam de ficar de pé quando os adultos os seguram com as mãos por baixo das axilas.