O que deixa mais bêbado whisky ou vodka?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Jairo Bouer explica que o whisky, assim como outros destilados, como cachaça, gim e vodka, tem uma concentração maior de álcool.

Além de reconfortante, relaxa e faz você desligar dos problemas. Além de não dar dor de cabeça ou ressaca no dia seguinte (no caso da compra de um bom whisky).

Duas doses de vodka é o suficiente para embriagar e alterar os reflexos “finos”, especialmente entre as mulheres, que tem uma deficiência na enzima desidrogenase, responsável, entre outras funções, pela absorção de álcool no organismo.

A campeã do álcool e da potência é a A vodka Spirytus Stawski. Trata-se de uma bebida destilada originária da Polônia, conhecida por seu teor alcoólico extremamente alto de 96%.

Por exemplo, o participante poderia dizer que tomar vodca faz alguém parecer mais sensual e, ao mesmo tempo, ficar mais agressivo. Os resultados mostraram que as emoções atribuídas às bebidas estão de acordo com os rótulos socialmente associados a elas.

Quando bebemos, o álcool rapidamente chega ao cérebro, causando sonolência. Isso faz com que a pessoa perca a noção de perigo, o que facilita a ocorrência de acidentes. Ao longo do tempo, o vício também impacta a capacidade de raciocínio, afeta a coordenação motora e o equilíbrio do indivíduo.

O álcool tem um efeito sedativo natural, uma vez que age no receptor GABA, resultando no mesmo efeito de alguns medicamentos sedativo-hipnóticos. Assim, o consumo de bebidas alcóolicas como vinho, uísque ou cerveja antes de ir dormir parece auxiliar em uma noite de sono adequada.

A bebida incolor é mais pura e, consequentemente, provoca menos efeitos no dia. seguinte à "bebedeira". Logo por whisky se tratar claramente de uma bebida.

Além de relaxar, também é considerado uma boa bebida e seu consumo moderado não dá dor de cabeça ou ressaca. Essa bebida possui antioxidantes e vitaminas que podem estimular o sistema imunológico, atuando na prevenção a gripes e resfriados.

“O uísque, assim como o conhaque, pode causar forte ressaca. Isso porque durante o processo de fabricação eles tendem a ter uma concentração de impurezas muito maiores do que outras bebidas, como a vodka, por exemplo”, explica o chef.

Tolerância ao álcool genética
Para algumas pessoas, a baixa tolerância é causada por uma falta natural da enzima chamada acetaldeído desidrogenase. Quando a maioria das pessoas ingere álcool, essa enzima ajuda a metabolizar o etanol.

Ele pode ser consumido com algumas pedras de gelo, “on the rocks”; com um pouco de água gelada; ou até mesmo puro, estilo “cowboy”. Alguns preferem com limão, enquanto outros o tomam com água de coco.

A graduação alcoólica da cachaça fica entre 38% e 48%, já a da vodka se mantém em 40%. Por isso, na maioria das vezes, a cachaça costuma ser “mais forte”.

Bruichladdich X4+1 Quadrupled whisky (90% de teor) – O whisky mais alcoólico do Mundo. Com 90% de teor alcoólico, o X4 é o nome do whisky mais forte criado até hoje. Ele só foi possível graças a um processo de fabricação que envolve destilação quadrupla.

Teor alcoólico
O gin traz um teor entre 30 e 50%, ou seja, até a metade de uma garrafa pode ser composta por álcool. Já a vodka traz um teor de no máximo 40%.