O que deixa as pessoas carecas?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

4 hábitos que podem te deixar careca

  • Uso de produtos químicos. O uso em excesso de fixadores (gel de cabelo), tingimentos, sprays, alisamentos ou permanentes são prejudiciais ao cabelo. ...
  • Água quente. O relaxante banho quente também pode ser um vilão para o seu cabelo. ...
  • Uso em excesso de bonés. ...
  • Uso de anabolizantes.

Tem como evitar a calvície? Descubra!

  1. Evite cigarro.
  2. Evite procedimentos químicos.
  3. Evite banho com água muito quente.
  4. Não durma com cabelo molhado.
  5. Mantenha os fios sempre limpos.
  6. Como evitar a calvície com alimentação saudável.

Ter pai calvo é é fator de risco
No entanto, segundo a especialista, ter pai calvo não é o único fator de risco e nem uma sentença de que o indivíduo apresentará a condição. “A existência de casos na família, embora aumente o risco, não significa, necessariamente, que a condição se manifestará”, informa a médica.

"A calvície está diretamente ligada a fatores genéticos e outros fatores, como distúrbios hormonais e também emocionais. Hábitos de vida, de alimentação, uso de medicamentos e o consumo de cigarro, por exemplo, também influenciam e muito quando o assunto é a queda de cabelos", diz.

Anabolizantes aceleram a queda do cabelo, porque o aumento descontrolado da testosterona aumenta também um outro hormônio derivado: o DTH, dihidrotestosterona. Essa alteração faz com que os fios afinem cada vez mais, enfraquecendo o cabelo e caindo mais facilmente.

Algumas formas de exercícios podem causar queda de cabelo ou pelo menos piorar a qualidade dos fios. Os exercícios do tipo enduro, de resistência como corrida ou ciclismo quando praticados com muita perseverança, por longos períodos, podem piorar a aparência ou causar queda de cabelo.

A realização de atividade física como a musculação não promove a queda dos fios no couro cabeludo. A produção de hormônio masculino não depende da realização de musculação, e existe também o componente genético que determina a alopecia androgenética.

Os genes influenciam sim, mas depende!
E não são só os genes do pai e da mãe que ajudam neste processo, considerando que o dos avós também contribui. Não existe uma regra para todos os genes, mas nos homens por exemplo, a calvície é causada por uma uma substância conhecida por DHT que afina os fios.

Vamos dar uma olhada em alguns dos sinais mais comuns de calvície.

  1. Seu cabelo está caindo. Isso pode soar auto-explicativo, mas muitas pessoas ignoram a queda excessiva. ...
  2. Sua cabeça está coçando. ...
  3. Suas entradas estão aparecendo. ...
  4. Seu couro cabeludo está visível.

Na calvície precoce, por sua vez, esse tipo de manifestação já é claramente percebida em jovens em torno dos 20-25 anos de idade, alguns deles já com perda importante da cobertura capilar. A principal causa é uma maior sensibilidade do indivíduo ao hormônio DHT (dihidrotestosterona), principal causador da calvície.

Os primeiros sintomas podem aparecer entre os 17 e 23 anos. A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona.

Em geral, quem vai ficar careca começa a perder cabelo por volta dos 20 anos. Cerca de 12% dos homens ficam calvos até os 25. Aos 35 anos, 37% dos rapazes estão carecas.

A queda de cabelo é algo comum e afeta homens e mulheres de todas as idades. Mas, quando essa perda ocorre de forma consistente, pode resultar em calvície, também chamada de alopecia.

Acredita-se que calvície seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. A hereditariedade é a principal responsável pelo desenvolvimento da alopecia em homens, contribuindo com 80% da predisposição para ser calvo.

“A calvície é uma doença genética hormonal, por isso muitas vezes é comum encontrar homem com 18 anos já careca ou com falta de cabelo em algumas partes do couro cabeludo.

E essa queda vem afetando as pessoas cada vez mais cedo, já que aproximadamente 25% dos jovens entre 20 e 25 anos apresentam algum grau de calvície. Essa queda pode afetar diretamente a autoestima, mas é possível amenizar o quadro enquanto o grau de calvície for leve ou moderado.