O que deixa as fezes do bebê ácidas?

Perguntado por: itaveira8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O que deixa o cocô ácido? O cocô ácido do bebê acontece em algumas situações como alergias alimentares, incluindo a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que costuma causar muita assadura; intolerância alimentar, como a intolerância à lactose e também o nascimento dos dentes.

Diarreias e fezes amolecidas são geralmente ácidas, aumentando o desconforto anal, principalmente se o paciente é portador de hemorroidas, fissura anal ou inflamações no reto.

Há ainda o teste de acidez nas fezes. Quando a lactose não é bem digerida os ácidos que são produzidos podem ser detectados nas fezes. O tratamento para esta doença é eliminar o leite e qualquer um de seus derivados (requeijão, iogurte e manteiga, por exemplo) da alimentação.

Por isso, o consumo destes alimentos deve ser moderado, compreendendo o total de 40% da dieta.
...
Os principais alimentos acidificantes são:

  1. Cereais. ...
  2. Leite e derivados. ...
  3. Proteína animal. ...
  4. Leguminosas. ...
  5. Alimentos industrializados.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.

Se o bebê ainda mama no peito, é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. O mesmo vale para bebês que já ingerem sólidos. Frutas ácidas, como abacaxi, morango, laranja e pera, podem favorecer as assaduras.

Exame de fezes
É coletada uma amostra das fezes do paciente e enviada ao laboratório para fazer a medição da sua acidez. Nesse caso, a pessoa precisa ter ingerido produtos com lactose para verificar o modo como seu organismo reage à presença desse nutriente.

A explicação é do coloproctologista Mardem Machado, da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, segundo o qual a dor ao evacuar geralmente está relacionada com alterações na região anal, como hemorroidas ou fissuras, mas também pode acontecer por variações nas fezes, especialmente quando são muito duras e ressecadas.

Nível de acidez dos alimentos
Ácidos (pH entre 4 e 4,5): beterraba, tomate, pimentão vermelho, cerveja, uva verde e uva roxa. Muito ácidos (pH menor que 4): pepino, limão, laranja, azeitona verde, vinagre, refrigerante de cola, suco de maracujá, picles e pimenta.

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Os sintomas de infecção intestinal no bebê podem surgir poucos dias após o contato do bebê com o vírus ou bactéria responsável pela doença, sendo os principais:

  1. Diarreia;
  2. Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
  3. Febre;
  4. Vômitos;
  5. Enjoo.

Sim, bebês que usam fórmula necessitam tomar água nos intervalos das mamadas, pequenas ofertas. A partir dos 3 meses de idade.

NAN S.L. é uma fórmula infantil sem lactose para bebês de 0 a 12 meses de vida, indicada para lactentes e de seguimento para lactentes com necessidade de dieta específica, como intolerância à lactose. Sua fórmula é fonte de nucleotídeos e ácidos graxos, como DHA e ARA.

4 dicas de como tratar assadura nos bebês

  1. Deixe o bebê sem fralda para a pele respirar. As fraldas deixam a região mais abafada e causam atrito com as assaduras. ...
  2. Use pomada para assadura de bebê ...
  3. Leve o bebê para tomar sol. ...
  4. Faça infusão de camomila no banho do bebê

Amido de milho (ou maisena) faz bem para assaduras? A resposta é sim!