O que deixa a pele enrugada?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Perda de elastina e colágeno é responsável pela pele com flacidez. “A perda de elastina e de colágeno são os fatores que deixam a pele flácida e isso é causado pelo envelhecimento, exposição solar excessiva, tabagismo e por fatores hormonais”, explica a dermatologista Nandara Paiva.

  1. 1 - Use um creme anti-rugas. Um dos passos mais importantes para cuidar da pele da mão é usar um creme anti-rugas específico para a área. ...
  2. 2 - Faça hidratações constantes. ...
  3. 3 - Esfolie a área. ...
  4. 4 - Não esqueça de hidratar as unhas. ...
  5. 5 - Use protetor solar.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

O creme anti-idade Hyalu B5 Repair da La Roche é perfeito para cuidar da pele madura, depois dos 40 anos. Ele possui ácido hialurônico, vitamina B5 e pro-xylane em sua fórmula. Com isso, promove preenchimento de rugas e redução da flacidez.

O colágeno hidrolisado está entre os mais indicados para a pele, apesar de também apresentar benefícios para as articulações, ossos, tendões e ligamentos. Outro colágeno muito recomendado para a derme é o Verisol®, um colágeno hidrolisado especial.

7 dicas para combater a flacidez do corpo

  1. Beber mais água. ...
  2. Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno. ...
  3. Praticar exercícios físicos. ...
  4. Parar de fumar. ...
  5. Manter o peso estável. ...
  6. Usar cremes. ...
  7. Fazer tratamentos estéticos.

Carne vermelha
A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco.

Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno.

Em conversa com Quem, a dermatologista listou os melhores tratamentos para a pele após os 40: RADIESSE - Ele tem efeito de preenchimento imediato, estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. Indicado para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves no rosto.

O coração trabalha sem parar, dia e noite, bombeando sangue para todo lado e levando com ele nutrientes e oxigênio a cada célula. Com tanto esforço pode envelhecer mais rápido que outros órgãos.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Segundo a médica Placer, o principal motivo do envelhecimento em nossos rostos é a perda de gordura facial.

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

As vitaminas C e E são fundamentais para o clarear das manchas e para combater os efeitos do fotoenvelhecimento, aquelas manchinhas causadas pela exposição ao sol. Boas fontes de vitamina C são: abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre.