O que deixa a laranja seca?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Vírus, fungo e bactéria podem ser os causadores do problema na fruta.

7 – Devem observar, com frequência, as duas metades de uma laranja que foi espremida na Zummo ou na Zummito. Com uma rápida analise visual, pode-se saber se as laranjas estão secas, se o suco foi extraído corretamente, se a casca está muito grossa, se a laranja tem muita fibra, etc.

Ele ocorre devido ao ataque de algum inseto sugador, como o pulgão e a cochonilha, entre outros, que expelem o excesso de seiva sugada sobre a superfície da folha ou do fruto. A substância açucarada torna-se um excelente substrato para o desenvolvimento do fungo.

A incidência de “greening” ou “amarelão”, doença que atinge plantações de laranja e outros citros, aumentou 8% do ano passado para cá em São Paulo e Minas Gerais, principais regiões produtoras. Quando a doença atinge uma árvore, o fruto perde tamanho, fica mais ácido e cai do pé antes do tempo.

Várias são as causas que podem provocar a queda dos frutos da laranjeira, como desequilíbrio nutricional, falta ou excesso de água, estresse por alguma condição climática, doenças e/ou pragas, entre outras.

Para solucionar esse problema, borrife água nas folhas das plantas, use um umidificador de ar ou coloque muitas plantas com as mesmas necessidades de água juntas – isso faz com que o ambiente em que elas estão fique mais úmido.

O estresse hídrico cria êmbolos de gás (embolia) aprisionados no sistema de transporte de água, o que reduz a capacidade das plantas de fornecer água às folhas para as trocas gasosas fotossintéticas e pode resultar em seca e morte dos indivíduos sujeitos a essas falhas.

Sobre a irrigação, a laranjeira gosta de um solo úmido, mas não encharcado. Por isso, regue-a conforme necessidade. A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor.

Coloque a tampa do desidratador Pratic Dryer, ligue a ventilação e regule a temperatura entre 55 e 58°C; Desidratar por aproximadamente 12 horas, girando as bandejas a cada 3 ou 4 horas (preferencialmente). Após esse tempo, desligue o aquecimento e deixe a ventilação ligada até as frutas esfriarem completamente.

Deficiência de Fósforo conduz à formação de frutos com casca grossa e espessa.

Transfira as laranjas desidratadas para uma grade e espere esfriar completamente antes de usar ou armazenar num pote com fechamento hermético por até 1 semana.

O primeiro efeito das quedas é a grande quantidade de fruto no , talvez seja de desconhecimento de muitos a prática do ralheiro, que é retirar do algumas frutas enquanto estão pequenas, isso ajudará a planta a conseguir se manter viva e proporcionar aos frutos, nutrientes suficientes para o desenvolvimento.

A ferrugem é uma doença comum, provocada pelo fungo Puccinia psidii. Ela também pode contaminar outras plantas além da jabuticabeira. Nesta, ela compromete bastante a qualidade das frutas, espalhando-se pelas folhas, pelos botões e ramos, formando manchas escuras, cobertas com um pó amarelado.

Ocorrem devido à presença de substâncias adocicadas liberadas por insetos, como pulgões e cochonilhas. Nesse caso, é necessário combater essas pragas com inseticidas naturais e limpeza das folhas.

Verrugose Patógeno - Elsinoë fawcettii e E. australis . causa a verrugose da laranja Azeda que afeta folhas, ramos e frutos, e E. australis causa a verrugose da laranja doce que afeta basicamente frutos.

O greening, amarelão dos citros ou HLB é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter spp., transmitida pelo inseto Diaphorina citri. Trata-se de uma das doenças mais comuns dos citros na atualidade, cujos sintomas podem surgir nos frutos e nas folhas. Com o agravamento da doença, a laranjeira pode morrer.

Um hábito bem comum nas casas brasileiras é guardar as frutas na geladeira, mas no caso da laranja, ela deve ser colocada em um local fresco e arejado. Na geladeira, que tem muita umidade, a fruta acaba amadurecendo de forma mais rápida, além de perder as vitaminas.

A laranjeira é uma árvore cítrica sempre-verde com uma vida produtiva de 50-60 anos. Algumas árvores bem cuidadas de laranja podem viver até 100 anos ou mais.