O que define o preço de um produto?

Perguntado por: gcardoso . Última atualização: 26 de maio de 2023
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A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.

As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.

O processo de formação de preço nada mais é do que a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos.

Portanto, quem determina os preços são todos os fatores do ambiente, somados à capacidade do vendedor de conhecer o seu mercado alvo e trabalhar no sentido de influenciar os compradores mostrando o seu valor superior.

Alguns fatores influenciam diretamente o valor de mercado, pois impactam positivamente ou negativamente no interesse pelas ações. Entre eles, podemos destacar: Macroeconomia: os acontecimentos políticos, sociais e financeiros que afetam a economia, como taxa de juros, PIB e inflação.

Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

Para justificar o preço de um produto, crie valor para o cliente apontando todos os benefícios que ele vai conseguir a partir da aquisição, com foco em redução de custos, aumento de lucratividade e diminuição de riscos. A negociação durante um processo de vendas é importantíssima, além de ajudar a fechar mais negócios.

Passo a passo de como fazer formação de preço de venda

  1. Conheça os custos. Os custos são ligados à operação. ...
  2. Delimite as despesas. ...
  3. Defina a margem de lucro. ...
  4. Calcule a margem de contribuição. ...
  5. Acompanhe o mercado. ...
  6. MBA em Gestão Comercial, Negociação e Inteligência de Mercado. ...
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Quais são os fatores que influenciam a formação de preço de venda?

  1. Custos. Os custos do produto são os gastos que estão diretamente ligados ao processo industrial; aqueles envolvidos na produção em si. ...
  2. Despesas. ...
  3. Margem de lucro pretendida. ...
  4. Percepção de valor.

A Lei da Oferta e Demanda é a base para entender como os preços são determinados e como os mercados funcionam. Ela é definida pela proporção inversa entre procura e preço. Além disso, pode ser influenciada por fatores externos, como política monetária, cenários econômicos, dentre outros fatores.

Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.

A demanda impacta o custo final do produto, de modo simples de entender, quando maior for a demanda por um determinado produto menor será o preço, e assim vice e versa. Juntamente com a demanda do mercado é preciso comparar os custos e qualidade das ofertas com os dos concorrentes.

5 passos para precificar um produto

  • Calcule o custo por unidade. Quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do produto? ...
  • Contabilize as despesas. ...
  • Respeite a margem. ...
  • Entenda e conheça o markup e a margem de lucro. ...
  • Estude o mercado.

Como objetivos de preço, podem ser considerados: maximização das vendas, participação de mercado, liquidez e de lucros e de rentabilidade, cobertura dos custos, retorno sobre ativos e investimentos, estabilidade do volume de negócios no mercado e níveis de preços praticados, determinação de preços justos aos clientes, ...