O que define minha altura?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A altura da pessoa é determinada por uma herança complexa, em que há influência do meio ambiente e a genética do indivíduo. É possível tentar prever a altura do indivíduo a partir da altura dos pais, o chamado canal de crescimento.

Este é provavelmente o método mais simples possível, o qual se baseia estritamente na altura da criança quando ainda bebê. Por exemplo, espera-se que uma criança do sexo feminino com 80 cm e 18 meses chegue aos 1,60 m. Já uma criança do sexo masculino com 90 cm aos dois anos de idade pode atingir até 1,80 m.

O que faz uma pessoa ter a altura que ela tem? O que define a altura de alguém é, basicamente, a carga genética. Ou seja, se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada. Porém, hábitos alimentares também influenciam.

A altura de uma pessoa é determinada por pelo menos 700 variações genéticas herdadas do pai e da mãe, mas o gene da altura que vem do pai parece ter um grande impacto na estatura dos filhos.

Os cientistas calculam que 60% a 80% da sua altura é determinada por genes.
...
Tenha uma dieta equilibrada.

  1. Coma muita proteína magra. ...
  2. Consuma bastante cálcio. ...
  3. Obtenha bastante zinco. ...
  4. Obtenha vitamina D suficiente.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.

Altura por país
A tabela a seguir mostra as alturas médias, pesos e IMCs de 123 países. Todos os números se referem a homens e mulheres com idade entre 18 e 25 anos. A propósito, o homem médio no Brasil tem 175 cm de altura. A mulher média brasileira, com 13 cm a menos, alcança uma altura de 162 cm.

O senso comum considera a partir de 1,80. No entanto, esta marca estás cima da média na maior parte dos países mundo. 1,80.

É muito relativo, 1,80m já foi altura incomum, muito, mas muito alto mesmo.

Há três fatores básicos envolvidos nesta redução. A primeira é a degeneração e desidratação dos discos intervertebrais. Uma pequena redução em cada um, multiplicada pelos 23 discos da coluna, se traduz em perda significativa de altura. Em segundo lugar, a osteoporose.

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

Como já falei, a baixa estatura pode estar conectada com a herança genética dos pais, mas, há casos em que ela está ligada a outros problemas de saúde. Ela pode, por exemplo, estar diretamente relacionada à deficiência do hormônio do crescimento, o GH.

O homem brasileiro tem, em média, 1,73m, e a mulher, 1,60m. Ambos registraram o mesmo crescimento desde 1914: 8,6 cm. Para homens, o Brasil é o 68º colocado em altura entre os países pesquisados - fica acima de nações como Portugal, México e Chile, e abaixo de Romênia, Argentina e Jamaica.

Existe sim uma fórmula para estimar a altura das crianças quando crescerem, chama-se altura-alvo. Ela é calculada somando-se a altura do pai a da mãe e dividindo por dois. Entretanto, há uma diferença de 13 centímetros entre a estatura de homens e mulheres.

1,70m é uma altura normal. Retirando 12 cm vai ficar com 1,58 m o que é bem abaixo do esperado hoje em dia para uma moça.