O que define calor ou frio?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.

Qual a diferença entre calor e temperatura? O calor é compreendido a partir do trânsito de energia entre corpos e pode ser medido em calorias (cal) ou joules (j). Já a temperatura é medida em graus Celsius (ºC), Fahrenheit (ºF) ou Kelvin (K) e está relacionada com o nível de agitação de moléculas.

Quantos graus já é considerado calor? "Considera-se uma onda de calor quando a temperatura atinge cerca de 32 ºC e, normalmente, cinco graus acima do normal para aquela área.

Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas. Por tratar-se de uma forma de energia, o calor é expresso em Joules, entretanto, por razões históricas, é comum que utilizemos a caloria como uma unidade de medida alternativa para medidas de calor.

Quando os nossos sentidos captam alguma coisa, o nosso cérebro adapta-se a essa situação. Sendo assim, quando tocamos em alguma coisa quente e depois noutra fria, o objeto frio vai parecer mais frio em relação à sua temperatura real.

Temperaturas entre os 20º e 30º
O calor chegou, mas ainda aguenta uma manga comprida, desde que o tecido seja leve e fresco. Calças fluidas, jeans, calções e camisas são algumas das peças-chave para os dias em que as temperaturas quentes nos fazem transpirar de dia, mas as noites são um pouco mais frescas.

Na verdade, temperatura de um objeto ou meio é a medida de o quanto estão agitados seus átomos e moléculas, enquanto que calor, ou energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular.

Geralmente é considerado frio no ambiente (na maioria dos países temperados) temperaturas abaixo de 15 °C.

Inverno é a mais fria entre as quatro estações do ano. Essa estação é caracterizada pela queda das temperaturas e pela ocorrência de noites mais longas e dias mais curtos. O significado do termo inverno refere-se aos aspectos físicos da estação, como o tempo nublado e frio.

Muitas vezes ouvimos expressões como “hoje está calor” ou “hoje o calor está muito forte” quando a temperatura ambiente está alta. No contexto científico, é correto o significado de “calor” usado nessas expressões? Sim, pois o calor de um corpo depende de sua temperatura. Sim, pois calor é sinônimo de alta temperatura.

Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.

A maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi 44,8 °C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005, de 44,7 °C, de 5 de novembro de 2005.

Groenlândia: frio extremo registrado em Klinck
Em 1991, a Organização Meteorológica Mundial registrou a temperatura de -69,6°C em uma estação meteorológica automatizada em Klinck, na Groenlândia – temperatura essa que supera os -67,8°C de Oymyakon, cidade russa da qual falaremos mais adiante.

Calor é a energia térmica em movimento, ou seja a energia cinética proveniente da movimentação dos átomos ou moléculas.

Por isso, para garantir o aquecimento do corpo, o cérebro estimula a contração dos vasos sanguíneos para evitar a perda de calor. Assim, a maior parte do sangue é desviada para os órgãos internos e os vasos da epiderme, a camada mais externa da pele, ficam menos irrigados, gerando a sensação de frio2.