O que define a formação de uma comunidade tradicional Cite suas características?

Perguntado por: vornellas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

As comunidades tradicionais no Brasil se relacionam àqueles grupos que se diferenciam culturalmente a partir de formas próprias de organização social e que têm nos recursos naturais e no território sua condição de reprodução cultural, social, religiosa, econômica e ancestral.

Os povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados, que possuem condições sociais, culturais e econômicas próprias, mantendo relações específicas com o território e com o meio ambiente no qual estão inseridos.

Além dos povos indígenas, são listados 27 povos e comunidades tradicionais no Brasil: Andirobeiras; Apanhadores de Sempre-vivas; Caatingueiros; Catadores de Mangaba; Quilombolas, Extrativistas, Ribeirinhos, Caiçaras, Ciganos, Povos de terreiros, Cipozeiros, Castanheiras; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; ...

Segundo a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, as comunidades tradicionais são formadas por grupos que compartilham de um mesmo modo de vida e têm uma relação especial com o meio ambiente.

Conhecimento Tradicional Associado (CTA) é a informação ou prática, individual ou coletiva, de povo indígena ou comunidade tradicional, com valor real ou potencial, associada ao patrimônio genético.

A advogada ressaltou que estes grupos têm duas características fortemente evidenciadas. A primeira é o território, que é um espaço para a reprodução social e econômica, mas também onde são impressas, simbolicamente, a memória e a base material de significados culturais que compõem a identidade de grupo.

São considerados povos ou comunidades tradicionais os Povos Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Quebradeiras de coco-de-babaçu, Comunidades de Fundo de Pasto, Catadoras de mangaba, Faxinalenses, Pescadores Artesanais, Marisqueiras, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Povos de terreiro, Praieiros, ...

Ainda hoje, apesar de parcos avanços, sofrem com a falta de titulação de suas terras tradicionalmente ocupadas e vivem com pouca infraestrutura e qualidade de vida. As comunidades e povos tradicionais enfrentam problemas de habitação, falta saneamento, luz elétrica e vias de acesso aos seus locais de moradia.

No Cerrado e na Caatinga, as áreas que muitas das comunidades ocupam são extensas. As famílias fixam moradia perto das águas e, em alguns casos, em vilas ou cidades, mas usam um amplo espaço para rodízio das roças e campos coletivos para pastoreio, coleta de frutos, pesca e caça para alimentação.

Resposta: As Comunidades Tradicionais são grupos sociais que se destacam por cultivar os traços culturais e morais que fazem parte das suas tradições.

São povos que ocupam ou reivindicam seus territórios tradicionalmente ocupados, seja essa ocupação permanente ou temporária.

Povos e Comunidades Tradicionais vivem protegendo seus territórios e seus recursos naturais. São esses territórios e os conhecimentos de quem vive neles que subsidia a “invenção e a descoberta” de novos medicamentos, curas, cosméticos e muito mais.

As comunidades tradicionais, sejam ribeirinhos, indígenas, pescadores, quilombolas, entre outros, mantêm uma íntima relação com o Meio Ambiente, passada de geração para geração e relacionada à sua dependência de obtenção de recursos para sua subsistência, como alimento.

sociedades tradicionais envolve um sentido de comuni- dade e, consequentemente, de interatividade; significa um destino comum para a totalidade do grupo; o passado é um modelo, sobre- tudo, a ser seguido, apesar de poder ser resignificado; são sociedades onde há uma se- melhança muito grande entre os seus membros, da ...

Segundo a legislação brasileira, essas comunidades também "utilizam conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”. Portanto, povos originários são povos tradicionais, porém, outras comunidades tradicionais não são originárias.

Uma comunidade é uma área ou um local identificável, como uma cidade, uma aldeia, um bairro ou até um local de trabalho. Esse estudo também identificou "compartilhar interesses e perspectivas comuns" como parte do que é pertencer a uma comunidade.

As comunidades são caracterizadas por reunir uma série de características que as identificam: Identidade . Os membros de uma comunidade compartilham interesses, gostos ou objetivos comuns. Isso dá à comunidade uma série de traços e características distintas que constroem sua identidade.