O que defendia o filósofo Russell?

Perguntado por: rjordao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Russell é considerado como um dos mais importantes lógicos do século XX. Ele era ativo em campanhas sociais e políticas, e defendia o pacifismo e o desarmamento nuclear.

A filosofia origina-se de uma tentativa obstinada de atingir o conhecimento real. Aquilo que passa por conhecimento, na vida comum, padece de três defeitos : é convencido, incerto e, em si mesmo, contraditório.

“A filosofia deve ser fragmentada e provisória como a ciência; a verdade derradeira pertence aos céus, não a este mundo.” Bertrand Russel nasceu em Ravenscroft Monmouthshire, na Inglaterra, em 18 de maio de 1872.

1.2 RUSSELL E OS TIPOS DE CRENÇAS
O conhecimento por descrição envolve conjuntamente a acquaintance com algo e o conhecimento de verdades ou crenças.

Em contraste com o antropocentrismo, que coloca o homem como figura central e a natureza como submissa aos seus interesses, o ecocentrismo considera a natureza como o núcleo do planeta e o homem como seu constituinte.

Além de sua utilidade ao mostrar possibilidades insuspeitadas, a filosofia tem um valor – talvez seu principal valor – por causa da grandeza dos objetos que ela contempla, e da liberdade proveniente da visão rigorosa e pessoal resultante de sua contemplação.

A Filosofia como ciência tem sua origem no momento em que o homem deixa de usar os mitos como explicação para o funcionamento da natureza, da vida e da sociedade. Ou seja, a filosofia é a maneira racional que o homem utiliza para buscar explicações sobre a vida, a sociedade, a origem das coisas e fenômenos naturais.

Russell não considera expedientes da linguagem como ordens ou perguntas em suas análises, mas somente sentenças declarativas, que podem ser verdadeiras ou falsas. Isso, porque, dentre as maiores ambições de seu projeto filosófico, está o interesse pela explicação do que é a verdade (bem como do que é a falsidade).

Principais Ideias de Russell

  1. Empirismo. Russell é melhor caracterizado como analítico e empirista fortemente influenciado por sua formação matemática e lógica. ...
  2. Crítica à metafísica e religião. ...
  3. Contribuições para matemática e lógica. ...
  4. Importância do método científico. ...
  5. Defesa das liberdades civis e democracia.

A filosofia entre a religião e a ciência, de Bertrand Russel. A filosofia representa a insatisfação para com as respostas dadas sobre a vida, ela é uma “Terra de Ninguém” exposta aos ataques da ciência: o conhecimento definido pela razão, e a teologia: o conhecimento dogmático que vai além desses limites.

Bertrand Russell

O filósofo, lógico e matemático inglês contemporâneo Bertrand Russell afirmou que a filosofia é a ciência dos resíduos.

A teoria de Atomismo lógico é uma ferramenta fundamental do método filosófico de Russell. O Atomismo lógico afirma que, por meio de análise rigorosa e precisa, a linguagem, assim como a matéria física, pode ser quebrada em partes menores. Quando uma frase não pode mais ser quebrada, restam seus “átomos lógicos”.

A própria vida de Bertrand Russell demonstra algo que ele afirmou mais tarde: a felicidade é uma conquista. Não é dada por geração espontânea, nem vem de fora.

Ludwig Wittgenstein (1889-1951) foi, sem dúvida, um dos filósofos mais influentes do século 20 e o principal responsável pela chamada virada linguística da filosofia, movimento que colocou a linguagem no centro da reflexão filosófica, deixando de figurar apenas como um meio para nomear as coisas ou transmitir ...