O que defende o liberalismo econômico?

Perguntado por: rferreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

O liberalismo econômico é uma doutrina que defende a ausência da participação do Estado na economia. Foi desenvolvido no contexto histórico de ascensão do capitalismo. O liberalismo econômico é uma importante escola que prevê a liberdade na economia.

Os princípios básicos do liberalismo versam sobre a defesa do livre mercado, do direito de propriedade privada, da liberdade da ação individual – o que pressupõe a garantia das liberdades individuais pelo Estado –, a não intervenção demasiada do Estado sobre o mercado, a competitividade econômica e a geração de riqueza ...

Quem é Adam Smith. Adam Smith é considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores e economistas mais importantes da história. Sua obra influenciou diretamente em áreas como: crescimento econômico, ética, educação, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social, entre outros assuntos.

Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. Assim, o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.

Tem como fontes algumas ideias correntes no final do século XVIII — sobretudo de Adam Smith, John Locke, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu e Frédéric Bastiat—, destacando-se a crença no livre mercado, no jusnaturalismo, no utilitarismo, e no progresso.

Formação do pensamento liberal no Brasil
Os expoentes mais conhecidos nas primeiras divulgações das ideias liberais no Brasil foram Silvestre Pinheiro Ferreira e Hipólito da Costa.

Adam Smith (1723-1790) foi um economista, filósofo e autor escocês do século XVIII, considerado o pai da economia moderna. É o mais importante teórico do liberalismo econômico, rejeitando a interferência do Estado nas atividades do mercado assim como qualquer lei que freasse a produção dos homens.

Entre as principais vantagens citadas estão:

  • A diminuição da máquina pública: com a redução dos serviços prestados por ela;
  • A melhoria dos serviços privatizados;
  • O fluxo contínuo e livre de capital internacional;
  • A promoção do enriquecimento individual das nações.

Qual das alternativas abaixo melhor explica o liberalismo econômico? maior a oferta desses itens, maior a demanda. Nessa lógica, as empresas podem crescer livremente.

Inspiradoras do movimento nordestino de 1824 e de diversos outros movimentos revolucionários no Brasil, as ideias liberais têm raízes nas lutas da burguesia em superar os obstáculos que a ordem jurídica feudal opunha ao livre desenvolvimento da economia.

Adam Smith (1723-1790)
O escocês Adam Smith é tido como o pai do liberalismo e o fundador dessa escola clássica de pensamento econômico.

Smith defende que a preservação da harmonia modela os comportamentos. O ser humano possuiria um interesse natural pela felicidade do outro e o mero prazer em vê-la seria um ganho. Mesmo que não seja um tratado econômico, a obra ajuda a entender como o filósofo observaria a questão econômica.

Um dos economistas mais importantes da história, Adam Smith criou o que pode ser interpretado como o “livro sagrado” do liberalismo econômico. Ele também é conhecido como o fundador da escola clássica da ideologia.

O inglês fundou o empirismo, teoria que defende a experiência como única forma de conhecimento do mundo, e foi um dos principais filósofos contratualistas - que explicam que o surgimento do Estado ocorre a partir de acordos ou contratos sociais.