O que defende o epicurismo?

Perguntado por: obelchior . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

A doutrina de Epicuro substitui o bem pelo prazer e o mal pela dor. A felicidade consiste em assegurar-se com o máximo de prazer e o mínimo de dores, por meio da saúde do corpo e do espírito. Esse conceito difundido por Epicuro está enraizado no Hedonismo.

Os seguidores do epicurismo são chamados de epicuristas e, segundo a corrente filosófica, devem procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões (mas não solitário), dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz.

O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. A autossuficiência é o objetivo supremo do estoicismo, que assume como lema o adágio ascético sustine et abstine, suporta e renuncia.

Para Epicuro estes prazeres são divididos em três patamares:

  • Necessários e naturais: comer, beber, dormir...;
  • Não necessários e naturais: desejo sexual, desejo de extravagâncias alimentares...;
  • Não necessários e não naturais: os desejos ilimitados de poder, ganância...

Atualmente, essa mentalidade “epicurista” é expressa no sistema social, cultural e comportamental, voltados para o prazer pelo prazer, o hedonismo. O fim do homem torna-se a sensação prazerosa, “elas por elas”. Então confundem prazer com felicidade.

Para os epicuristas, diferente dos estoicos, os homens eram movidos por interesses individuais e o dever de cada um estava em buscar nos prazeres a felicidade. Para os estoicos, a alma deveria ser cultivada, enquanto os epicuristas não acreditavam na reencarnação.

“Não estrague o que você tem desejando o que não tem; lembre-se que o que você tem agora uma vez foi uma das coisas que você esperava” Vivemos num mundo em que a felicidade é algo desejado por todos e perseguido de forma intensa.

Lucrécio atuou como um dos grandes militantes do Movimento Negro, contribuindo para combater o preconceito e resgatar a história e a cultura de seu povo. O líder político também defendia a participação efetiva da mulher negra nas decisões da sociedade.

Mas o que é o prazer? Epicuro faz a distinção em três tipo: naturais necessários, naturais não necessários e não naturais não necessários.

Retornou para a terra natal em 323 a.C. Sofria de cálculo renal, o que contribuiu para que tivesse uma vida marcada pela dor. Epicuro ouviu o filósofo acadêmico Pânfilo em Samos, que não lhe foi de muito agrado.

O Deus dos estoicos não cria o mundo em sete dias, não expulsa ninguém do paraíso, não muda de ideia e tenta afogar toda a humanidade, não sente ... O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino) ...

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre. Após sobreviver a um naufrágio em que perdeu tudo o que tinha, Zeno foi parar em Atenas. Ali, conheceu as filosofias de Sócrates, Platão, Aristóteles e seus seguidores.

Não consta que houvessem escrito contra os estóicos. Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz. Entretanto, vejamos.

9 “Toda amizade deve ser buscada por si mesma, mas origina-se de seus benefícios”. EPICURO.

Fiel a este materialismo, Epicuro elabora suas reflexões quanto à morte. Acredita que somos um corpo formado por átomos e que, portanto, quando estes átomos chegam ao fim, morremos. Vivemos o tempo necessário de nossa existência. Para Epicuro não devemos temer a morte, porque ela nada significa a nós.

Após séculos sem informações consistentes a seu respeito, esta doutrina ressurgiu na Europa, nos séculos XVII e XVIII. Este neoepicurismo tem como seus principais representantes Bérigard, Maignan e Gassendi.

Segundo Epicuro, a felicidade alcança-se com a ataraxia, que proporciona um prazer estável, e deve ser acompanhada pela aponia, ou seja pela ausência de dor física. Doutrina filosófica fundada por Epicuro em Atenas por volta do ano 307 a.

A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.