O que defende o Durkheim?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Teorias de Émile Durkheim. Ao afirmar que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", ele coloca o objeto sociológico enquanto objeto científico. Assim, ele considerava que só a ciência e um novo paradigma racionalista poderiam conduzir a respostas acertadas frente às mudanças sociais cada vez mais rápidas.

Durkheim entende que a sociedade é anterior ao indivíduo, já que impõe sobre ele suas visões e relações, os fatos sociais assim se constituem como objeto maior da Sociologia. A primazia da sociedade sobre o indivíduo se dá no momento em que as regras e comportamentos sociais são impostos através de coerção.

O objetivo principal da obra de Durkheim é elevar a Sociologia ao grau de ciência, através de um método objetivo, assim como são as ciências naturais. Durkheim defende que a “ciência das sociedades” deve fugir da reprodução do senso comum e tratar cientificamente seu objeto de estudo: os fatos sociais.

Para Durkheim, o fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.

Segundo Durkheim, os fatos sociais estão expressos em regras, valores e normas sociais e obrigam os indivíduos a agirem de acordo com os padrões culturais. Quando um indivíduo age fora desses padrões em uma sociedade, ele será considerado desajustado ou poderá, até mesmo, ser punido.

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

O funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade. Segundo essa teoria, a sociedade é vista como um sistema composto por diferentes partes interdependentes que funcionam em conjunto para garantir a ordem e a continuidade social.

A partir de um ponto de vista durkheimiano conceituamos Sociologia positivista como um sistema de ideias criado por Comte, que parte do pressuposto fundamental que é necessário pensar cientificamente e objetivamente os problemas de modo a buscar leis que os expliquem, tal pensamento deve subordinar a imaginação e ...

No interior da teoria sociológica, Émile Durkheim (1858-1917) é comumente visto como um autor avesso ao socialismo. Seus trabalhos representariam uma oposição à energia revolucionária contida nas doutrinas socialistas. O que poucos sabem, porém, é que o sociólogo francês dedicou parte de seus escritos ao assunto.

Émile Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas. O pensador também ocupa, junto a Karl Marx e Max Weber, a tríade da sociologia clássica.

Durkheim acredita que dentro dos grupos sociais o que prevalece é a consciência coletiva, ou seja, o conjunto de crenças e sentimentos de uma mesma sociedade que serve para orientar a conduta de cada um de nós. Portanto, os fenômenos individuais podem ser explicados a partir da coletividade.

Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.

Durkheim também foi um dos primeiros a aplicar métodos científicos à sociologia, defendendo a importância da objetividade e da observação empírica. Sua obra continua sendo relevante para a sociologia contemporânea, especialmente em relação à teoria da estruturação social e à análise das instituições sociais.

A consciência coletiva é o conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade (Durkheim, 1995), enquanto que a consciência individual é o lado Page 3 peculiar dos indivíduos que marca a sua subjetividade de maneira específica, no sentido da singularidade que marca.

Principais ideias de Émile Durkheim

  • A negação da visão sociológica exposta pelos filósofos.
  • A natureza humana vem da sociedade.
  • O grupo sobre o indivíduo.

Conheça, a seguir, os 4 tipos de ação social preconizados pela Sociologia!

  1. Ação social racional com relação a fins. ...
  2. Ação social racional com relação a valores. ...
  3. Ação social afetiva. ...
  4. Ação social tradicional.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

Durkheim foi o primeiro sociólogo a delimitar um conjunto de regras específicas para o método de trabalho sociológico. O sociólogo francês Émile Durkheim delimitou o primeiro conjunto de regras do método sociológico. Émile Durkheim foi um psicólogo, filósofo e sociólogo francês do século XIX.