O que defende o capitalismo?

Perguntado por: idantas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada.

Um país capitalista é aquele que tem a economia e a política baseadas em três pilares: economia de mercado; propriedade privada; acúmulo de capital.

Por isso, todas as grandes conquistas do capitalismo resultaram primordialmente no benefício do cidadão comum. Essas conquistas disponibilizaram para as massas confortos, luxos e conveniências que, antes, eram prerrogativa exclusiva dos ricos e poderosos.

Diferentemente do Capitalismo, o Socialismo não é considerado por muitos como sendo o sistema político e econômico vitorioso em nossa sociedade atual, muito por conta do fato de que as maiores potências socialistas terem ruído juntamente com o colapso da União Soviética, no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990 ...

A principal desvantagem do sistema capitalista é a ampla desigualdade social, expressa especialmente por meio das diferenças entre os detentores dos meios de produção e os trabalhadores assalariados.
...
Vantagens e desvantagens do capitalismo

  • liberdade econômica;
  • inovação tecnológica;
  • ampla concorrência entre as empresas.

As potências industriais e financeiras produzem, desse modo, não apenas mercadorias, mas também subjetividades. A produção de subjetividades, de necessidades, de corpos e mentes, consiste na criação não só de um modelo de consumo, mas principalmente na produção do mundo do consumidor.

O capitalismo no Brasil vem, desde o período escravocrata, se caracterizando como um caso histórico de desigualdade social extrema. A renda média de 1 por cento de brasileiros mais ricos era, em 2016,102 vezes maior do que a renda média da parcela mais pobre.

A transformação dos camponeses em trabalhadores assalariados, a retirada dos meios de produção desses últimos (ferramentas einstrumentos agrícolas, terras etc.), a formação de uma classe burguesa e o desenvolvimento do comércio estão entre as causas originárias do capitalismo.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

Uma economia capitalista reúne três elementos-chave, que a definem: a propriedade privada dos meios de produção, o mercado de trabalho e a troca de produtos num mercado visando ao lucro. Volto a esses três elementos a seguir.

O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo. O estado brasileiro tem participações em mais de 650 empresas, envolvidas em um terço do PIB nacional.

Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários.

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica baseada na abolição da propriedade privada e das classes sociais. Já o capitalismo refere-se a um sistema sócio-econômico fundamentado no direito à propriedade privada dos meios de produção e no livre comércio de bens e produtos.

Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada. O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial.

Os grandes problemas do capitalismo relacionam-se com a busca excessiva por lucro, disputa por matérias-primas e recursos naturais, bem como o incremento da individualidade.

A sociedade capitalista gera problemas
Em O capital, produção mais teórica e de compreensão mais densa se comparada ao Manifesto, o pensador apresenta conceitos chave como a mais-valia, a acumulação primitiva e o impacto das inovações tecnológicas nos meios de produção.

Em sistemas capitalistas, são incentivados a imaginação, individualidade, inovação e há a valorização do potencial diferencial de cada cidadão. Tudo isso se desenvolve porque as pessoas têm o interesse em crescer e, para isso, estão sempre procurando melhorias e novas descobertas para comercializar.