O que debilita o sistema imunologico?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

O sistema imunológico baixo pode ser causado por uma série de fatores como o acúmulo de toxinas e resíduos no organismo, desidratação, deficiências nutricionais, uso de substâncias químicas, falta de exercícios, falta de sono, estresse e depressão.

Quais são as dicas para turbinar o sistema imunológico?

  1. Alimente-se bem. ...
  2. Pratique atividades físicas regularmente. ...
  3. Mantenha a carteira de vacinação em dia. ...
  4. Durma bem. ...
  5. Fique longe do estresse. ...
  6. Abandone os maus hábitos. ...
  7. Tome sol. ...
  8. Consuma alimentos fortalecedores do sistema imunológico.

Palidez, manchas e erupções cutâneas. Além das mucosas, a pele também fornece sinais de alerta que indicam queda na imunidade. Nesse caso, é comum apresentar uma palidez incomum ao indivíduo, manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo e, em alguns casos, até mesmo erupções cutâneas e abscessos.

vitamina C

Um exemplo de vitamina boa para a imunidade é a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Ela estimula a produção de colágeno, age como antioxidante e melhora a capacidade de cicatrização dos tecidos.

Sistema imunológico: 6 substâncias importantes para turbinar a imunidade

  • Vitamina C.
  • Vitamina E.
  • Vitamina D.
  • Vitamina A.
  • Zinco.
  • Selênio.

praticar exercícios físicos regularmente;

  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • dormir bem;
  • se prevenir de doenças infecto-contagiosas;
  • momentos de relaxamento e deconexão das notícias e das redes sociais.

Chá de gengibre, limão e própolis
No caso de quem procura aumentar a imunidade, vale a pena preparar esta receita de chá de gengibre, limão e própolis que, tal como o nome indica, reúne numa só bebida 3 superalimentos que ajudam a reforçar o sistema imunológico!

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

Remédios de farmácia para imunidade como o leucogen, oscilococcinum e imunoglucan podem estimular o sistema imunológico, aumentando a defesa contra infecções. Além disso, também existem algumas opções naturais, como os suplementos de colostro bovino, as raízes de astrágalo ou o extrato de própolis.

“O exame mais comum para avaliar a imunidade é o hemograma.

Em relação ao quanto de vitamina C precisamos no dia a dia, a recomendação mínima gira em torno de 100 mg para adultos saudáveis. Por outro lado, a dose máxima não deve passar de 2000mg por dia, pois o excesso pode provocar náuseas, cólicas e outros problemas de saúde.

Uma boa alternativa é a suplementação com as cápsulas de Zinco Bisglicinato. O nome Zinco Bisglicinato parece complicado, mas significa que o corpo vai receber a quantidade necessária do mineral de forma rápida e eficiente.

Dosagem do extrato de própolis
De modo geral, para adultos, recomendamos 30 gotas, uma vez ao dia, para imunidade, que podem ser dissolvidas em água, suco, mel ou outra bebida.

Café da manhã:
Entre as opções: Suco de espinafre com limão (fonte de ferro, vitamina E e vitamina C) Suco de caju, acerola ou maracujá com morangos (todos fontes de vitamina C)