O que de fato se aprende com as lutas?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Paciência, Coragem, Confiança, Disciplina e Compaixão: valores que devemos exercer em nosso dia-a-dia e que as lutas muito nos ensina.

A compreensão por parte do educando do ato de lutar (por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o que lutar; a compreensão e vivência de lutas no contexto escolar (lutas X violência; vivência de momentos para a apreciação e reflexão sobre as lutas e a mídia; análise dos dados da realidade positiva das ...

Fazendo uma passagem pelo mundo das lutas e das artes marciais, pudemos descobrir que elas são compostas de vários aprendizados e áreas do conhecimento, uma modalidade em questão pode trazer dentro dela o conhecimento sobre o corpo, respeito, condicionamento físico, saúde, história, cultura, arte, filosofia entre ...

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração. O desenvolvimento não é apenas físico.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de lutas promove inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente, como, por exemplo, ajuda a melhorar o condicionamento físico, como, por exemplo, a respiração, a flexibilidade, a coordenação motora e a postura.

As Lutas e Artes Marciais proporcionam a jovens e crianças o desenvolvimento de habilidades sócio-culturais que ajudam a ampliar seus conhecimentos de mundo. Socialização, competitividade, disciplina, ética e respeito ao próximo são alguns dos valores tão bem trabalhados nesta categoria esportiva.

Os princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/ defesa, imprevisibilidade, oponente/alvo e regras) regem as Lutas e as caracterizam. Buscar descobri-los, analisar e refletir sobre eles possibilitou criar uma definição para as Lutas e também para as Formas, uma de suas manifestações.

No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivo e social, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.

A pesquisa mostrou que crianças que passaram a praticar artes marciais apresentaram um maior autocontrole e disciplina no dia a dia. Isso porque as modalidades esportivas de luta funcionam melhor do que uma terapia convencional porque consegue diminuir as emoções negativas.

Algumas abordagens pedagógicas apresentam as lutas/artes marciais como conteúdo nas aulas de EFE, seja por meio de brincadeiras as quais propiciem a manifestação da ludicidade humana, por meio de vivências oportunizando diferentes expressões corporais deste conteúdo, seus movimentos sistematizados realizados por meio ...

Lutas ensinam a controlar emoções e ter atenção em si mesmo
Seja qual for a razão que faz com que cada aluno se matricule em uma escola de kung fu, por exemplo, ele aprenderá algo muito importante que servirá para toda a sua vida, em todos os momentos: a atenção a si mesmo.

Coragem, Bravura heroica.
Bravura é se manifestar em face à injustiça, e ter a coragem de fazer o que é certo.

A prática de artes marciais promove um bem-estar incrível, além de definir o corpo, uma vez que trabalha todos os músculos, possibilitando ainda, a perda de peso. Nas artes marciais, nenhum movimento é realizado sem um porquê. Cada movimento feito, leva a algum ensinamento, favorecendo o crescimento emocional e mental.

As lutas educam porque ensina a criança e jovens a conviver com a derrota e a vitória, ensinar a respeitar as regras do Page 3 jogo, ensina a vencer (no jogo e na vida) através do seu esforço pessoal, ensina a competir.