O que Davi quis dizer unge minha cabeça com óleo?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Este “óleo precioso” (Salmos 133.2) representa frescor, abundância, luz e remédio. Com azeite se ungia os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor (I Samuel 10.1; 16.13; I Reis 1.39; Salmos 45.7).

A parte B do versículo( 8) diz: E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça; sabemos que o óleo simboliza,a unção do Espírito Santo, que deve estar sobre nós, nos dando toda sabedoria e discernimento nesse “tempo”. Porque o nosso Deus sempre vai dar para os que crerem, as ferramentas, e recursos para vencer os dias maus.

Começando com o versículo 10, o escritor destaca que é o “óleo fresco” dado pelo Senhor, que fez a diferença na sua vida. Este óleo é a unção do Espírito Santo.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos. “O azeite representa a pureza e a iluminação.

O que é Ungido:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

17 Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, 18 para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

Eclesiastes 9:8 ARC
Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

ó·le·o o. 1. Substância gorda, líquida à temperatura ordinária e insolúvel na água, de origem vegetal, animal ou mineral, empregada em numerosos empregos (alimentares, domésticos, industriais, farmacêuticos, etc.).

Consagração do óleo

  1. Segura o recipiente aberto contendo azeite de oliva.
  2. Invoca o Pai Celestial.
  3. Declara estar agindo pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque.
  4. Consagra o óleo (não o recipiente), indicando que ele se destina à unção e bênção dos enfermos e aflitos.
  5. Encerra em nome de Jesus Cristo.

A maior diferença entre ambos é o processo de extração, uma vez que, o óleo é obtido das sementes, caroços ou grãos oleaginosos (soja, milho, etc), enquanto o azeite é extraído da polpa de frutos (oliva, dendê, etc).

Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra”.

Lavar a roupa suja e o arrependimento são coisas intrinsecamente relacionadas. O pecado traz uma condição de impureza perante o Senhor que precisa ser reconciliada. No entanto, há um lugar e uma ocasião adequada para se confessar e pedir perdão. A extensão desses parâmetros depende da natureza e tamanho do pecado.

Estas vestes interiores são chamadas de vestes de santidade uma palavra muito usada no meio cristão para discerni comportamento ético e moral. Para andarmos em santidade precisamos de alguns recursos humanos e divinos.

Os óleos essenciais sagrados da Bíblia

  • Jatamansi ou Nardo: Nardostachsys jatamansi.
  • Mirra: Commiphora myrrha.
  • Olíbano: Boswellia carterii.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes. Com propriedade medicinais, o óleo de oliva era utilizado na limpeza e cicatrização de feridas.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.

Davi tinha entre 15 a 17 anos de idade quando recebeu a primeira unção. Ele foi chamado, escolhido, por isso foi ungido. As façanhas de Davi começaram após a primeira unção. Ele começou a matar gigantes depois que foi ungido, depois que o Espírito do Senhor veio sobre ele.

Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do Senhor por intermédio de Samuel. Logo após esta terceira unção como rei, Davi e o exército subiram e conquistaram Jerusalém. Davi reinou por aproximadamente sete anos em Hebrom sobre Judá e depois 33 anos em Jerusalém sobre todo Judá e Israel juntos.