O que Davi quis dizer no Salmo 24?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

No Salmos 24, o Salmista Davi exalta ao Senhor Deus por sua criação. Ele declara que tudo o que existe pertence ao Senhor, pois ele criou todas as coisas.

Esses versículos nos ensinam que é importante para nós, como cristãos, reunir-nos com outros crentes em um lugar de importância histórica e espiritual para reafirmarmos nossa fé e compromisso com Deus. É também uma oportunidade para nos unirmos como um povo escolhido por Deus e demonstrar nossa lealdade a Ele.

O Senhor, porém, fora quem dera forças a Davi para conquistar os inimigos de Israel. O pecado de Davi foi tomar para si o crédito do sucesso de Israel. Na última parte de II Samuel 24, Davi comprou uma eira de um homem. Nessa eira, Davi ofereceu sacrifício ao Senhor por seus pecados.

Salmos 24:8-10 ARA
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.

(1) Uma atribuição de louvor a Deus como o Criador e Sustentador de todas as coisas (Salmo 24:1-2). Ele é representado como o Proprietário de toda a terra e como tendo direito a tudo o que existe no mundo, visto que Ele fez a terra e tudo o que ela contém.

Quando Ele infunde em nós sua alegria indizível, nossa aparência é transformada. Quando se lembrava do passado, o coração do salmista se enchia de tristeza (v. 4). Ele trazia à memória aqueles momentos que celebrava ao Senhor no meio da multidão do povo de Deus.

O Salmo 145 fortalece a própria fé e a dos outro por ser considerado um meio de ajuda para resolução dos problemas.

Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

16 Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. 17 Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; 18 Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira.

Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima (Lc 21,20-28) - Evangelho do Dia.

A origem do termo “Dia do Senhor” vem da palavra hebraica Sabbath, que significa descanso. Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação. Era um sinal do convênio entre Ele e Seu povo.

Uma grande guerra ocorrerá em Jerusalém e em suas proximidades, mas o Senhor intervirá e salvará os habitantes de Jerusalém da destruição. Possível aplicação: Devemos confiar em Deus para defender Seu povo durante as dificuldades dos últimos dias. Zacarias 14:8.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

Sabe o que aconteceu? Davi teve que escolher : “Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra?

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas.

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

NOBRE, FORTE, VALENTE E VENCEDOR. Estas palavras descrevem o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.