O que Davi estava passando quando escreveu o Salmo 55?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Davi estava acostumado a enfrentar adversários e não ficava abalado quando precisava entrar no campo de batalha contra os inimigos de Israel. Quando, porém, seus próprios amigos se viraram contra ele, Davi se sentiu decepcionado e traído.

Salmos 55 Ouvir. Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica. Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído, Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.

861. De acordo com o título, o Salmo foi escrito enquanto ele estava se escondendo de Saul entre alguns filisteus amigos, sendo que estes eram tradicionais inimigos de Israel. O plano não deu certo e ele retornou a Judá e se escondeu na caverna de Adulão. Mas as ameaças de Saul eram reais e prolongadas.

Um sofrimento que Davi sentia especialmente quando não havia confessado seu pecado, e que lhe afetava tão profundamente, que acabava não apenas com seu emocional, mas igualmente com seu corpo: “Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.

Aitofel

Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.

Quando liberamos as nossas angústias e apresentamos a Ele, estamos dizendo a Deus que somente Ele pode nos ajudar de verdade. A confiança afasta o medo e a fé faz parte de como confiamos em Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus.

Este versículo nos lembra que o tempo para buscar a Deus é agora, não devemos adiar ou esperar por um momento mais conveniente. Cada momento em que vivemos é uma oportunidade de buscar a Deus e nos aproximar Dele. Devemos aproveitar cada momento para buscar a Deus, pois a oportunidade de fazer isso não é eterna.

Devemos compreender que os caminhos de Deus, bem como seus pensamentos são infinitamente diferentes dos nossos. Muitas vezes Deus nos levará por caminhos diferentes para que possamos alcançar os seus propósitos.

Davi inicia o Salmo orando, colocando a sua necessidade diante do Senhor. A vida de Davi sempre foi aos pés do Senhor, mesmo quando errou, suplicou misericórdia de Deus.

Os inimigos de Davi eram pessoas reais que simbolizavam os nossos inimigos espirituais (satanás e seus demônios, o mundo e a carne).

Isaías 55:8-9 diz: “'Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos', declara o Senhor. 'Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos'.”

Asafe percebe a realidade da presença de Deus. Ele viu que tinha a maior riqueza de todas, que o ímpio não podia ter: a presença de Deus.

Ele organizou uma grande procissão e encarregou os levitas da música. Asafe e dois parentes dele foram escolhidos para liderar os músicos. Assim, Asafe participou da procissão como maestro e tocando os címbalos (1 Crônicas 15:17-19). Veja aqui mais sobre os instrumentos musicais na Bíblia.

Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.