O que Davi estava passando quando escreveu o Salmo 34?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Quando o rei Davi escreveu o salmo 34 estava passando por momentos de aflição, momentos difíceis. Veja o que ele relatou no verso 19: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra."

As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha desolação. Do abismo as águas chamam as torrentes no troar de suas cataratas, e todos os vagalhões se precipitaram sobre mim. Os laços da morte me envolveram e, surpreendido pelas tribulações do inferno, encontrava-me em profunda angústia e tristeza.…

Leia o Salmos 34. 1 Na presença do rei Abimeleque, Davi fingiu que estava louco, e por isso Abimeleque o mandou embora. Depois de sair, Davi escreveu este salmo.

Um sofrimento que Davi sentia especialmente quando não havia confessado seu pecado, e que lhe afetava tão profundamente, que acabava não apenas com seu emocional, mas igualmente com seu corpo: “Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.

Davi conhecia a Deus por meio da comunhão com Ele e por este motivo sabia do perdão, do amor e que o arrependimento sincero colocava a sua mente em harmonia com a mente de Deus.

Davi é ajudado por Aimeleque – 21:1-9
Davi foi a Nobe encontrar-se com o sacerdote Aimeleque, pois estava perdido, confuso e assustado com tudo o que estava acontecendo com ele. Percebe-se medo, insegurança, cansaço, confusão tanto nele como em Aimeleque que não entendia bem o que ele fazia ali em Nobe.

O versículo inicia com o convite para “provar e ver” a bondade do Senhor. Isso implica em buscar uma experiência pessoal e íntima com Deus, a fim de experimentar a Sua bondade em primeira mão.

Jesus Cristo é o Pão vivo que desceu do céu, que tomou a iniciativa vindo ao nosso encontro para se relacionar conosco. Por isso, agora cabe a você dar um passo em direção a Ele e experimentar ter comunhão com Deus.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Primeiro, Davi decide confiar na “misericórdia” de Deus. Mesmo durante os tempos em que se sentiu abandonado por Deus, Davi escolheu confiar em Deus como refúgio. Não importa o quão escuro ficou para Davi (aparentemente a ponto de uma depressão suicida), ele ainda escolheu confiar em Deus com sua vida e bem-estar.

O rei Davi de Israel sentiu-se assim. No Salmo 13, Davi registrou sua intensa frustração com o silêncio de Deus durante um tempo de profunda necessidade. Ali ele nos deu o exemplo de oração para seguirmos quando nos sentirmos como ele se sentiu.

Salmo 34: proteção e solidariedade para a humanidade. O Salmo 34 faz parte daqueles escritos com a intenção de trazer a proteção divina para os menos favorecidos e frágeis, como os idosos, os pobres, desabrigados e até menores abandonados.

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

Davi se fingiu de doido para não morrer nas mãos dos inimigos.

E o Salmo 51 é uma expressão do arrependimento de Davi, quando lhe veio de Deus a mensagem de reprovação: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

A gravidade dos pecados de Davi foi aumentada porque ele era muito amado pelo Senhor e tinha sido muito abençoado. Ele era “um homem segundo o coração [do Senhor]” (ver I Samuel 13:14), e receberia qualquer pedido justo que fizesse ao Senhor (ver II Samuel 12:8).