O que Davi estava passando quando escreveu o salmo 121?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.

A ideia é que ao fixar seus olhos sobre Sião – o monte de Deus onde a Arca da Aliança estava como representação máxima da presença do Senhor – o salmista reconhece que sua força e sustento vêm de Deus.

O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. Creio que uma das minhas primeiras experiências de fé foi com este Salmo 121.

Um sofrimento que Davi sentia especialmente quando não havia confessado seu pecado, e que lhe afetava tão profundamente, que acabava não apenas com seu emocional, mas igualmente com seu corpo: “Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.

Isso significa que para construir uma vida plena a pessoa precisa apenas plantar e cultivar duas sementes, são elas: A gratidão e o contentamento.

Davi

Salmo 121 Canção de Davi - Carlos Tecladista - LETRAS.MUS.BR.

O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus.

Salmos 121:3-5 ARA
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

Uma outra interpretação para “elevo os olhos para os montes
Dessa forma, o salmista estaria demonstrando que o socorro não vem de falsos deuses adorados nos montes, mas do Deus todo poderoso, o único Deus criador: “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2).

Salmos 121:4 ARA
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.

Qual foi a circunstância em que o Salmo foi escrito? Davi escreve o Salmo depois que tomou conhecimento da morte de Samuel. Davi na composição do Salmo demonstra sua confiança e sua segurança em Deus. Olhando o patrimônio poético hebraico este salmo é considerado como um dos poemas bíblicos mais apreciados.

Moisés

Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber.

Representando recursos de cura e reflexão para o corpo e a alma, os Salmos do dia tem o poder de reorganizar toda a nossa existência, pensamentos e atitudes.

A história de Davi é cheia de aflições. Diferente de Saul, que causava suas próprias aflições, Davi sofreu por ser justo. O justo sofre assim como o amor verdadeiro é sofredor, pois não desiste nem cansa de servir e fazer o bem, até mesmo para quem lhe quer mal.

O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.

E o Salmo 51 é uma expressão do arrependimento de Davi, quando lhe veio de Deus a mensagem de reprovação: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.